VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Já sou motorista

Organização financeira: 8 dicas práticas para motoristas de app

Administrar o próprio dinheiro é um desafio comum. Mas, no caso de profissionais autônomos como motoristas de aplicativo, a organização financeira é ainda mais importante. Muitos têm metas, mas não há um valor fixo mensal garantido, não é mesmo? Para que você possa aumentar seus ganhos e ficar sempre no azul, é importante manter um bom planejamento financeiro.

Se você é um profissional autônomo, sabe que ter flexibilidade no trabalho não tem preço, certo? Mas é importante ficar atento aos gastos mensais e aos ganhos para que a conta feche no final. Por isso, hoje, vamos dar algumas dicas importantes para ajudar os profissionais autônomos a se organizarem melhor financeiramente.

Pronto pra ficar com as contas todas em dia? Acompanhe e comece agora mesmo a se planejar melhor!

1. Separe os gastos profissionais dos pessoais

Esse é um dos maiores impasses dos profissionais autônomos: muitos deles não separam os gastos referentes ao trabalho dos pessoais. No caso de motoristas, é importante ter uma quantia reservada pra manutenção do carro, seguro, impostos, abastecimento e possíveis emergências.

O ganho que você tem com o carro deve ser maior do que quanto você gasta para mantê-lo. É importante separar o dinheiro que será investido com itens referentes ao seu trabalho. Tanto pra manter a organização, quanto para saber o que sobra para os gastos pessoais.

2. Faça uma planilha de despesas

Para conseguir fazer a separação sugerida no item 1, é preciso saber quais são suas despesas fixas mensais, as variáveis e as referentes ao seu trabalho. Para ter essa visão, fazer uma planilha é uma solução interessante. Ela pode ajudar na hora de reconhecer onde é possível economizar.

Comece sua organização em dois passos:

Estabeleça uma área para os gastos fixos da sua casa

Contas diversas, como escola das crianças, despesas com supermercado, água, internet, energia elétrica, aluguel ou parcelas da casa e do carro também.

Liste os gastos variáveis

Aqui, é importante colocar tudo: desde o cafezinho até uma viagem de fim de semana. É muito importante que tudo seja discriminado para que você consiga entender quais são seus maiores gastos.

3. Planeje os gastos futuros

Com base em sua planilha, é possível planejar os gastos futuros. Precisa investir em um carro novo? Ou comprar um eletrodoméstico um pouco mais caro para sua casa? Pois bem, é preciso planejar compras de valores altos com antecedência.

Para profissionais autônomos, é mais seguro que esse tipo de compra seja realizado à vista, já que os ganhos são voláteis, e em algum mês o rendimento pode ser menor do que o esperado. A ideia é juntar o dinheiro aos poucos para pagar à vista ou, se resolver parcelar, que seja um valor que caiba no seu orçamento.

4. Tente ter uma renda extra

Seu trabalho lhe oferece o suficiente para o sustento da sua família? Ótimo! Mas tentar ter uma fonte de renda extra pode ajudar você a ficar mais tranquilo se o movimento for menor em determinado mês, ou até se houver um imprevisto, como passar uns dias de cama ou em uma viagem de emergência.

Você pode aumentar ganhos como motorista mesmo, por exemplo. Coloque em seu cronograma dirigir por mais uma hora por dia, ou aumente um pouco seu expediente aos fins de semana. Verificar as atrações da sua cidade todos os meses e rodar por ali também pode trazer um bom dinheiro a mais do que você está acostumado a ganhar.

5. Mantenha uma reserva de emergência

Deixe uma reserva financeira guardada para o caso de qualquer necessidade emergencial. Uma doença, um imprevisto com o carro ou outro fator que pode fazer você deixar de trabalhar e trazer prejuízo no fim do mês.

Por esse motivo, manter uma caixinha pra emergências pode ajudar muito nesse momento.

6. Poupe dinheiro todos os meses

Que gastar mais do que se ganha não é indicado, você já sabe. Mas gastar tudo o que ganha também não é a melhor prática. O ideal é manter um padrão de vida em que você possa separar todos os meses uma quantia para sua reserva de emergência ou para sua poupança.

Qualquer pessoa deve fazer isso, mas, principalmente, profissionais autônomos, para ter como garantia uma boa quantia de dinheiro caso aconteça algum imprevisto. Poupar também vale para se organizar caso queira comprar algo que custe um valor mais alto, programar uma viagem de férias ou até mesmo apostar em investimentos que façam o dinheiro render mais.

7. Pense bem antes de comprar

Comprar algo de maior valor deve ser uma atitude muito bem pensada, certo? Porém, não se esqueça de que, se você fizer muitas compras pequenas e que parecem insignificantes, os valores somados podem trazer surpresas desagradáveis no fim do mês.

Por isso, antes de efetuar qualquer compra, pense bem se você precisa realmente daquilo ou se é apenas um impulso. Faça sempre esse exercício e comece a reparar que esse hábito vai ficar frequente em sua vida, o que pode ajudar muito a diminuir gastos e comprar só o que for preciso.

8. Tenha cautela com o cartão de crédito

O cartão de crédito é um excelente aliado pra ajudar a parcelar algumas compras, mas é preciso ter cuidado quando o assunto é usá-lo frequentemente. Se você tem pleno controle das suas atividades econômicas, fique à vontade para usar e pegar os bônus que ele oferece.

Mas se você ainda não tem uma boa organização financeira, prefira o cartão de débito. Nesse tipo de pagamento, você só gasta realmente o que tem e evita que a fatura chegue ao fim do mês com um número muito superior ao que você planejou.

Ter organização financeira só depende da criação de alguns hábitos que ajudam você a ver de maneira mais clara quais são seus gastos e, depois, onde é possível cortá-los. Para os profissionais autônomos, ter esse planejamento é ainda mais importante. Por isso, manter-se organizado e consciente de seus ganhos e gastos é um bom segredo pra ter uma vida estável e sem surpresas desagradáveis.

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (23)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio
  • Manutenção preventiva de carro: veja dicas e entenda as vantagens - Vida de Motorista

    […] na manutenção, você pode aproveitar para fazer outras coisas importantes. Alguns exemplos são: organizar suas finanças; pensar em maneiras de aprimorar o seu atendimento ao passageiro; abastecer o estoque de água, […]

    Responder

  • 7 motivos para escolher ser motorista particular - Vida de Motorista

    […] para trabalhar como motorista particular por meio de aplicativos são bastante atrativas. Com um planejamento financeiro adequado, você pode adequar a rotina de trabalho às suas necessidades de […]

    Responder

  • Mário Alberto A. R. Júnior

    Muito bom, excelentes dicas, orientações necessárias para o crescimento financeiro, bom dia!

    Responder

  • Valdir do Prado Moreira

    Gostei da dica sou profissional como taxista desde 1978 , vou tentar colocar essa ideia em prática

    Responder

  • Cícero Mariano da Silva

    Muito boa dica

    Responder

  • Marlomagno dos santos

    Dicas valiosas

    Responder

  • Elenildo Silva

    Gostei das dicas aqui dadas.Eu sou um pouco organizado referente a isso, mas, não tanto quanto essas dicas. Vou organizar o orçamento, abrir outra conta bancária e me organizar melhor de acordo com as dicas aqui expostas.Obrigado ao suporte 99pop pelas orientação admistrativa.

    Responder

  • Alan Pereira

    Obrigado pelas dicas.

    Responder

  • Miquias alves silva

    Nâo chegou meu cartâo a 2 meses

    Responder

  • Amaury Silva dos santos

    Fico impressionado com a visão de vocês. Esse Conselho de finanças é exatamente o que eu preciso. Separar as coisas, ter disciplina, saber se posso gastar, ou não de acordo com minhas necessidades. Vou me esforçar muito pra por em prática a orientação da "99" MUITO OBRIGADO

    Responder

  • Robério Cesar Ferreira da Silva

    Muito bom!!! Valeu mesmo pela força!!! Obrigada.

    Responder

  • Excelente as dicas

    Responder

  • Aglaedson

    Muito Boa as dicas...Obrigado...

    Responder

  • José Augusto Martins

    Muito bom gostei

    Responder

  • Alexandre

    Excelente!!!

    Responder

  • Obrigado pelas dicas muito bom .

    Responder

  • Boas dicas vou seguir e tentar melhorar ainda mais meus ganhos!! Obgado 99suporte

    Responder

  • Francisco junior

    Boa tarde! Muito bom essas dicas vou tentar coloca-las em pratiça

    Responder

  • FABRINE CARLOS VIEIRA ROCHA

    Cada dia estou me sentindo melhor com o Pop 99. Muito bom pois mostra o destino do passageiro na hora que aceita a viagem. E claro a taxa é muito mais baixa para o motorista.

    Responder

  • Domingos dos Santos serrão

    Muito bom, gostei da ideia vou aderir o projeto!

    Responder

  • Paulo Rogério Petronilho

    É muito bom saber que estão dando estas dicas para que possamos cuidado dar melhor do nosso dinheiro, principal mente quando você tem todos os dia vale apena economiza mesmo.

    Responder

  • Anderson Miranda

    Valeu pelas dicas!

    Responder

  • William Souza

    Boas dicas, gostei.

    Responder