Como fazer reclamação na Uber e 99? Saiba agora!

GOSTOU DO NOSSO CONTEÚDO?

Compartilhe nas redes sociais clicando nos ícones abaixo

Você sabe como fazer reclamação na Uber ou na 99? Apesar de serem plataformas que prezam pela experiência do usuário, nem sempre o atendimento agrada ao cliente.

Isto é, problemas com veículo, motorista ou preços podem ser motivos de reclamação entre os passageiros. Mas para ser ouvido, é necessário entender como fazer reclamação na Uber e na 99.

Sendo assim, para te ajudar a entender como esse processo funciona, separamos aqui um pequeno guia. Continue a leitura e saiba mais!

Como fazer reclamação na Uber

Para aprender como fazer reclamação na Uber, ou relatar a insatisfação com alguma viagem, são utilizados os canais e ouvidorias para reclamações e resolução de problemas.

O que nos leva ao tema do nosso artigo: como fazer reclamação na Uber?

Pelo app

Para abrir uma reclamação, ou relatar um problema, o usuário deve acionar a plataforma através do aplicativo. Sendo assim, é possível solucionar seus problemas diretamente no app.

Mas como fazer isso? Para abrir uma reclamação na Uber, basta seguir este passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, na tela inicial, vá até o menu, clicando nas três barrinhas, localizadas no canto superior esquerdo;
  2. Em seguida, selecione “Suas Viagens”, e escolha o problema a ser relatado;
  3. Logo após encontrar a melhor opção, basta descrever a reclamação.

Algumas das opções apresentadas para que você possa descrever sua reclamação são:

  • Acidentes
  • Valores e taxas;
  • Itens perdidos;
  • Veículo;
  • Motorista;
  • Segurança.

Além disso, ainda é possível relatar um problema que não esteja listado nas opções de reclamação. Para isso, basta:

  1. Voltar à área de opiniões sobre o motorista ou carro;
  2. Escolher a opção “Tive outro problema com meu motorista”.

Ouvidoria Uber

Mas além do canal de comunicação pelo app, o usuário ainda tem à disposição a Ouvidoria Uber, que nada mais é do que um canal de reclamações por telefone para ouvir os passageiros.

Com isso, a ideia é fornecer mais um canal para que a empresa possa melhorar seus serviços com base nos usuários. 

Além disso, o canal também é aberto aos motoristas. Ou seja, tanto passageiros quanto motoristas podem saber como fazer reclamação na Uber.

Sendo assim, caso o profissional precise de qualquer tipo de atendimento, a empresa disponibiliza, além do telefone, um atendimento presencial em cada região.

Para entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor basta ligar em um dos seguintes números: 0800 591 7045 / 0800 591 1032.
Vale ressaltar que os canais estão à disposição do usuário 24h por dia, 7 dias por semana.

Pessoa segurando celular.
Assim como fazer reclamação na Uber, a 99 disponibiliza uma variedade de canais para comunicação, através do próprio app, por exemplo, ou também presencialmente na Casa99.

Como fazer reclamação na 99

Assim como fazer reclamação na Uber, para fazer uma reclamação na 99 é necessário acessar os canais de comunicação da plataforma. 

Ou seja, você pode acessar o canal de atendimento da 99 diretamente no aplicativo da plataforma.

Segundo o site da empresa, todas as mensagens encaminhadas pelos passageiros são particulares, não sendo reveladas aos motoristas.

Pelo app

Para conseguir realizar uma reclamação, basta seguir este passo a passo:

  1. Primeiramente, abra o 99app e procure pelo menu lateral, localizado no topo esquerdo.
  2. Em seguida, clique em “Histórico de corridas”;
  3. Procure pela corrida com a qual tenha tido um problema e clique em “Informações do motorista” – aqui é possível adicionar a avaliação do serviço e escrever um comentário.

Além disso, você ainda pode fazer uma reclamação a respeito do valor de uma corrida. Para isso, basta:

  1. Abrir o menu e procurar pela opção “Ajuda”;
  2. Em seguida, selecione a opção “Canais de atendimento” na seção “Contato” com a 99.
  3. Logo depois, procure pela opção “Enviar uma solicitação”, onde também constam telefones para contato. 

Casa99

Na 99 você também conta com canais de atendimento presencial, para passageiros e motoristas parceiros. Para isso, basta procurar um dos postos de atendimento da Casa99.

Contudo, vale lembrar que a Casa99 ainda está limitada a algumas regiões do Brasil. Para saber se a sua região conta com o canal de comunicação presencial, basta procurar pelos endereços no site da 99.

Algumas das cidades que possuem o atendimento são:

  • São Paulo;
  • Santos;
  • Recife;
  • Fortaleza;
  • João Pessoa;
  • Salvador;
  • Goiânia.

Caso sua região possua o atendimento presencial, é necessário realizar um agendamento prévio.

Melhoria na experiência

Vale destacar que ambas as plataformas vêm aprimorando a experiência do usuário.

Isto é, como foco na melhoria da experiência e satisfação, tanto Uber quanto a 99 trazem canais para solução de problemas e reclamações.

Assim, plataformas e passageiros saem ganhando. Isso porque é através dessa interação e foco na experiência do passageiro que os serviços são melhorados constantemente.

2 dicas de suporte sobre como fazer reclamação na Uber e na 99

É normal que alguns usuários tenham algum tipo de problema ao utilizar um aplicativo de transporte. Mas além de saber como fazer reclamação na Uber ou 99, o ideal é seguir algumas recomendações.

  1. Fique atento para realizar a sua reclamação o quanto antes e solucionar o problema mais rápido.
  2. Também vale ficar atento ao tipo de reclamação. Procure sempre pela opção que melhor relate a situação para otimizar o tempo de resolução.

Com isso, além de saber como fazer reclamação na Uber ou 99, você garante mais agilidade na hora de resolver um problema.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e acompanhe outros artigos como esse no nosso blog!