Embora o barulho de ferro raspando na roda dianteira seja comum na vida de todo motorista que utiliza o veículo de maneira frequente, ele não deve ser tratado como algo trivial, pois o ruído tende a ser um sintoma de algo maior.
A verdade é que, quando você não realiza a manutenção correta e periódica do carro, o risco de diferentes barulhos surgirem é muito alto. Esse é o tipo de situação que não vale a pena, principalmente se você utiliza o automóvel como ferramenta de trabalho – os motoristas de aplicativo, por exemplo.
Porém, caso você chegue ao ponto de ouvir o barulho de ferro raspando na roda dianteira, não precisa se desesperar. A primeira atitude é identificar a origem do ruído a fim de avaliar as melhores alternativas para resolução do problema.
Para ajudar, preparamos este artigo completo sobre o assunto. Continue com a gente e confira. Boa leitura!
Barulho de ferro raspando na roda dianteira: o que pode ser?
Quando um veículo é utilizado frequentemente, é comum que comecem a aparecer certos ruídos no dia a dia, principalmente quando a quilometragem já está acima de 60.000 km. E, com certeza, um dos mais inconfundíveis é o barulho de ferro raspando na roda dianteira.
Até por isso, esse tipo de ruído costuma não ter diferentes origens. Em geral, o barulho de ferro raspando na roda dianteira significa: problemas no freio ou problemas no rolamento.
Nos próximos tópicos vamos entender um pouco melhor como essas duas situações podem acontecer e o que fazer caso isso ocorra.
Freio
Sem dúvidas, a principal razão para um barulho de ferro raspando na roda dianteira é o desgaste das pastilhas de freio. Quando esses componentes atingem o limite máximo, a parte metálica passa a encostar diretamente no disco de freio e ocasionar o ruído inconfundível.
Ou seja, o barulho é um sintoma claro de que as pastilhas precisam ser trocadas. Ao deixar o freio chegar a esse ponto, você assume o risco de sofrer diferentes tipos de imprevistos, desde dificuldades na dirigibilidade até a paralisação total dos freios.
Como o freio funciona?
Muito bem, mas como os freios funcionam de fato? Bom, é simples, a roda do carro e o disco de freio giram juntos, na mesma direção e velocidade, enquanto as pastilhas, citadas anteriormente, permanecem fixas na suspensão do veículo.
Quando você pisa no pedal, essas pastilhas “abraçam” o disco de freio que para de rodar, parando assim, consequentemente, a roda do carro também.
Problemas no freio
Muito bem, após entendermos como o freio funciona, vamos ver quais problemas o barulho de ferro raspando na roda dianteira por causa dos freios pode causar.
- Pastilhas desgastadas: esse tipo de imprevisto pode gerar, além do ruído no veículo, uma menor eficiência das pastilhas, sendo assim um risco para sua segurança e dos demais.
- Trepidação: geralmente ocorre pelo empenamento das pastilhas, causando assim ruídos que podem chegar ao volante e comprometer uma direção segura.
- Falta de óleo: o baixo nível de óleo no carro também pode gerar algum tipo de barulho de ferro raspando na roda dianteira, assim como problemas na hora da frenagem.
O que fazer neste caso?
Com a origem do problema identificada, o próximo passo é seguir as melhores práticas para a resolução. O ideal é que você acione um guincho e não insista em andar com o veículo, a não ser que realmente não haja outra opção.
De qualquer forma, neste caso, para acabar com o barulho de ferro raspando na roda dianteira você precisa trocar as pastilhas de freio. Somente com pastilhas novas os componentes deixarão de manter atrito e produzir o incômodo ruído.
Mas, atenção, como dito anteriormente: o mais recomendado é não deixar chegar a este ponto. Mantenha em dia a manutenção dos freios a fim de realizar a troca antes do desgaste completo.
Rolamento
Ao verificar que o barulho de ferro raspando na roda dianteira não vem das pastilhas de freio desgastadas, você deve partir para a segunda possibilidade: o rolamento.
O que é o rolamento?
O rolamento é um grupo de esferas presas entre dois anéis de metal, uma maior e outra menor. Ele é o responsável por proporcionar uma dirigibilidade mais suave para você, garantindo que a roda gire com o menor atrito possível.
Porém, quando esta peça apresenta algum tipo problema é comum o surgimento de ruídos contínuos nas rodas. No início é algo parecido com o barulho de um ventilador, mas pode evoluir para um ruído de ferro raspando.
Como identificar o problema?
É possível perceber o problema no rolamento ao dirigir o carro quando a peça está com defeito ou completamente gasta, assim a direção tende a ficar mais pesada, pouco confortável e seguida dos intensos barulhos.
O que fazer neste caso?
Os riscos de andar com o rolamento defeituoso também são altos, principalmente acima dos 60 km/h. Acontece que, após essa velocidade o veículo tende a trepidar mais e as chances de você perder o controle do carro são maiores.
Além disso, em casos mais extremos, como o estouro de um rolamento, você pode ter o travamento de vez da roda e ficar a mercê de uma situação bastante complicada.
Dessa forma, o mais recomendado é que você leve o veículo diretamente para o mecânico a fim de realizar a troca do rolamento. É possível fazer isso dirigindo em uma velocidade abaixo dos 60 km/h. Mas, se for possível, opte por guinchar até a oficina.
Enfim, esses são os problemas mais comuns em caso de barulho de ferro raspando na roda dianteira.
Claro que, quando se trata de um automóvel, a origem do ruído pode ser outra situação diferente. O ideal, como já reforçamos, é você manter a manutenção em dia para evitar qualquer tipo de surpresa.
Tenha mente que: se o carro é a sua principal ferramenta de trabalho, então ele sempre deve estar na sua lista de prioridade.
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