A tabela de calibragem de pneus é um dos itens que consta no manual do veículo. Ela é fundamental para que você tenha toda a performance que seu carro desempenha.
Se seus pneus estiverem com mais pressão do que o indicado pelos fabricantes, você não terá a aderência necessária para uma rodagem segura.
Já, se os seus pneus estiverem com menos pressão do que o indicado, eles terão maior aderência ao solo. Com isso, sofrerão um desgaste mais acentuado, tendo de ser trocados em um período menor de tempo.
O que é a tabela de calibragem de pneus?
A tabela de calibragem de pneus é um tipo de guia para a orientação de motoristas. Ela traz a quantidade, em libras, que deve ser setada no maquinário de calibragem para que seus pneus fiquem adequadamente cheios.
Pode parecer que quanto mais cheio um pneu estiver, melhor ele desempenhará sua função, mas isso está longe de ser verdade.
Isso porque os pneus são projetados para realizar corretamente a aderência com o solo. É necessário que haja contato suficiente para que o carro possa trafegar com a segurança devida em todos os ambientes.
Dessa forma, é importante ter a tabela de calibragem sempre acessível, mantendo os pneus adequadamente cheios – nem mais e nem menos do que o necessário.
Além disso, a tabela serve como um guia rápido, em que é possível consultar as informações de calibragem específicas para qualquer veículo. Nela é possível consultar dados sobre o aro e de tipo de pneu.
A tabela de calibragem de pneus pode ser impressa e mantida sempre junto ao seu carro. Assim, você pode tirar dúvidas rápidas no momento de fazer a calibragem.
Também é importante lembrar que essa e outras informações sempre podem ser localizadas no manual de seu carro. Este é um dos documentos essenciais do veículo, bastante importante para tirar dúvidas, sobretudo, sobre seu funcionamento.
Como usar a tabela de calibragem de pneus?
Utilizar a tabela de calibragem de pneus é bastante simples. Para isso, o motorista deve dar uma atenção especial à composição do seu veículo, como tipo de pneu, aro e tamanho.
Tendo essas informações em mente, é possível consultar a tabela observando em qual linha se encontram essas duas informações. Depois, basta consultar qual a quantidade, em libras, que devemos setar nos pneus.
No momento de fazer a calibragem muitas dúvidas também podem surgir em relação à operação do equipamento.
Por exemplo, se o manual do seu carro ou a tabela de calibragem pedir 30 libras, é esse o número a colocar no equipamento calibrador. Dessa forma, quando o pneu chegar à pressão especificada pela bomba, ele parará de encher.
Vale sempre informar que o pneu deve ser calibrado a cada quinze dias. Além disso, o motorista deve ter atenção especial aos pneus em dias mais quentes, quando há maior tendência ao esvaziamento.
Portanto, quando houver maior variação de temperatura é importante observar seu jogo de pneus e a forma como o carro responde à rodagem.
Qual a calibragem do pneu certa?
A calibragem do pneu depende das configurações de cada veículo, com base em sua dinâmica especial de funcionamento de fábrica. É importante que essas especificações sejam levadas em conta em todos os momentos da manutenção veicular.
Assim, a calibragem ideal de um carro para outro, ainda que seja o mesmo tipo de veículo, marca e modelo, pode mudar por conta do aro e do tamanho do pneu, já que esses itens são, normalmente, personalizados no momento da compra do veículo.
Dessa forma, é sempre fundamental que o motorista conheça o seu carro, a fim de saber quais são as características dos pneus, como aro e tamanho, pois isso interfere diretamente no momento da calibragem.
O que acontece se calibrar o pneu acima?
Quando o motorista calibra o pneu acima, a lateral do pneu é levantada em demasia, dessa forma, há diminuição no contato do equipamento com o solo.
Sendo assim, há maior risco de aquaplanagem em dias de chuva. Além disso, com o pneu mais duro, é possível que ele sofra maiores danos por impacto, podendo ocorrer no momento de estacionar ou mesmo de passar por um buraco.
Quando o pneu sofre dano por impacto, forma uma bolha em sua lateral, podendo estourar. Caso isso ocorra, o estrago pode ser bem grande, desde a perda total do pneu até um possível acidente.
Outro risco de calibrar o pneu acima é que ele pode simplesmente sair da roda, causando um efeito chamado detalonamento. Quando isso ocorre, um acidente bastante grave pode acontecer, sem contar a perda eventual da roda.
Em SUVs, o risco pode ser ainda maior, dada a altura do veículo, causando até mesmo um capotamento. Isso se deve à concentração de peso na parte superior do veículo, o que faz com que ele se torne muito mais suscetível a capotamentos.
Como esses carros têm pneus grandes, com paredes maiores na lateral, o veículo perde aderência com o solo, podendo perder a direção caso os pneus estiverem muito cheios.
Em picapes, há ainda mais instabilidade quando os pneus apresentam uma pressão acima do normal, sobretudo quando a carroceria estiver cheia. Dessa forma, é importante atenuar a pressão do pneu quando a picape estiver carregada, seguindo o mesmo princípio da SUV.
O que acontece se calibrar o pneu com baixa pressão?
Um dos sinais mais comuns de que o pneu está murcho pode ser sentido na própria rodagem, que fica mais suscetível a sofrer impactos. Dessa forma, fica mais desconfortável trafegar.
Além disso, há a redução da durabilidade do pneu, porque a estrutura do jogo como um todo fica muito mais fragilizada. Dessa forma, temos uma deformação exagerada do equipamento, favorecendo uma possível explosão.
Outro ponto é que, quando calibrados abaixo do que deveriam, os pneus ficam mais sensíveis a impactos, podendo deixar as peças mais suscetíveis a trincas e amassados, sobretudo nas rodas.
Dessa forma, há comprometimento bastante grave em relação à dirigibilidade do veículo, dificultando manobras, por exemplo, e acabando por tornar a direção muito mais difícil do que deveria ser se os pneus estivessem carregados da forma devida.
Outro fator bastante importante e que deve ser motivo da sua atenção, sobretudo em dias chuvosos, é que o carro fica mais inclinado para aquaplanar, sobretudo porque há um maior acúmulo de água entre a parte frontal do pneu e a água.
Assim, o carro pode também ficar muito mais instável, trazendo risco de acidente, tanto para o motorista quanto para passageiros.
Por fim, pneu murcho também significa que, no final da conta, você pode ter despesas financeiras que não são bem-vindas para nenhum motorista.
Isso porque, além de deixar as rodas mais expostas às avarias, os pneus murchos também podem sofrer deformidades e até mesmo estouros, dado que eles ficam muito mais suscetíveis em suas estruturas.
E, caso um pneu acabe por estourar, a troca deve ser imediata, já que não há nem mesmo a possibilidade de conserto, diferentemente de quando um pneu fura e pode ser remendado.
Quando devo calibrar os pneus?
Os pneus devem ser calibrados a cada 15 dias, pelo menos. Isso porque, com a própria rodagem o pneu tende a murchar, sobretudo por causa das variações de temperatura.
Caso você sinta que o carro está se comportando de forma diferente do que é o habitual, conferir a calibragem de pneu também pode ajudar a identificar qualquer possível mau funcionamento do veículo.
No entanto, mantendo corretamente um calendário de calibragem, você conseguirá manter seu veículo sempre funcional, da forma que é realmente devida.
Sem essa atenção, você pode ter de lidar com problemas no desgaste mais rápido dos seus pneus, à complicações com o jogo de rodas e até mesmo a acidentes.
O que faz o pneu murchar?
Alguns processos naturais fazem com que o pneu murche naturalmente ao longo do seu uso e estão relacionados ao próprio material que compõe o item, à temperatura, à problemas que podem estar ocorrendo com a roda e até mesmo com o próprio pneu.
Conheça quais são os problemas mais comuns que fazem com que o pneu murche e saiba como a calibração dos pneus pode te ajudar a manter seu carro mais seguro:
1 – Permeação
A permeação é um processo totalmente natural e está relacionado com a natureza da própria borracha, que permite que o ar passe por meio dos seus “poros”.
Por conta da permeação, o pneu perde, normalmente, de uma a três libras por mês. Com isso, a cada quinze dias, pelo menos, é importante conferir a calibragem do pneu e corrigir, caso necessário.
2 – Variação de temperatura
Em dias mais frios é natural que o pneu acabe sofrendo mais com a perda de ar. No entanto, isso está relacionado com variações na pressão interna do componente, não necessariamente com a qualidade, tipo ou qualquer outra coisa relacionada ao pneu em si.
Mesmo que a quantidade de ar dentro do pneu seja a mesma, a pressão do pneu em si é que sofre mudanças em decorrência do tempo frio. No calor, ela se expande enquanto no frio se contrai.
3 – Problemas relacionados ao jogo de rodas
A corrosão das rodas ou mesmo a deterioração da válvula de ar também podem fazer com que o pneu murche mais rapidamente do que o normal, levando, inclusive, a problemas muito mais sérios e que podem resultar em acidentes graves.
O que acontece se eu não calibrar os pneus?
A calibração de pneus incorreta pode gerar multas quando assim é entendido que o veículo está trafegando em mau estado de conservação. Dessa forma, além de ser um risco, pode também pesar no bolso.
Dessa forma, é sempre necessário estar atento à calibragem dos pneus, ter sempre no porta-luvas o manual do carro para consulta rápida e estar atento ao calendário, buscando fazer a calibragem de correção a cada 15 dias, pelo menos.
Todos esses cuidados acabam por contribuir com um trânsito muito mais seguro para todos, além de ser uma forma de também zelar pelo seu patrimônio, cuidando ainda mais do seu carro.
E aí? Quer saber mais sobre manutenção e sobre tudo o que você deve saber sobre a tabela de calibragem de pneus? Vem ver como saber a calibragem do pneu em um passo a passo aqui no Vida de Motorista! Quer ficar sempre em dia com todos os assuntos do trânsito? Favorite a Vida de Motorista!