VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Quatro Rodas

Tudo sobre carros elétricos: saiba como funcionam!

O que são, como funcionam, quais são as vantagens e desvantagens? Você quer saber tudo sobre carros elétricos?

Por muito tempo os carros elétricos foram considerados o futuro do automobilismo, mas agora eles são a realidade, e a presença destes vêm crescendo cada vez mais no mercado. 

Então, acompanhe o conteúdo completo que separamos para você. Boa leitura!

Entenda como funciona a tecnologia e tudo sobre carros elétricos

Para conhecer tudo sobre carros elétricos, é preciso entender como funciona a tecnologia que os torna possíveis.

Diferentemente de um veículo a combustão, o carro elétrico precisa somente de quatro componentes para se locomover:

Como funciona o motor dos carros  elétricos?

Os carros elétricos dependem de recarga elétrica, conectando-se a um ponto de carga e retirando eletricidade da rede – sim, os carros ficam conectados à uma tomada, assim como quando colocamos nosso celular para carregar. 

Eles armazenam a eletricidade em baterias recarregáveis ​​que acionam um motor elétrico, o que faz as rodas girarem.

Os carros elétricos aceleram mais rápido do que os veículos com motores a combustível tradicionais – portanto, eles parecem mais leves para dirigir.

Como funciona o carregamento de um carro elétrico?

Normalmente, o veículo elétrico pode ser conectado a uma estação de carregamento pública ou a uma  unidade de carregamento doméstica.

No Brasil existem apenas 140 postos públicos de recarga disponíveis, sendo quase todos localizados na região sul e sudeste do país. Ainda não existem unidades de carregamento na modalidade doméstica.

Se você pensa em adquirir um veículo elétrico é importante saber tudo sobre carros elétricos antes da compra, para não ter nenhuma surpresa desagradável na hora de pegar no volante.

Tipos de carros elétricos:

Existem diferentes tipos de veículos elétricos, alguns funcionam exclusivamente com eletricidade, e são chamados de veículos elétricos puros. Há também os que podem funcionar com gasolina ou diesel, e são chamados de veículos elétricos híbridos.

Agora que você já sabe tudo sobre carros elétricos e como eles funcionam, vamos conferir quais seus tipos:

Eletricidade plug-in

Isso significa que o carro funciona puramente com eletricidade e obtém toda a energia quando está conectado para carregar. 

Híbrido plug-in

Funcionam principalmente com eletricidade, mas também têm um motor de combustível tradicional, então você também pode usar gasolina ou diesel. Se você ficar sem carga, o carro passará a usar combustível. 

Híbrido-elétrico

Funcionam principalmente com combustível, como gasolina ou diesel, mas também possuem uma bateria elétrica, que é recarregada por meio de freio regenerativo. 

Esses carros não podem ser conectados a uma fonte de eletricidade e dependem de gasolina ou diesel para obter energia.

Carros elétricos no Brasil 

Atualmente o Brasil conta com poucas opções de carros elétricos puros, entretanto, nos últimos dois anos, o mercado vem se aquecendo com novas tecnologias e formatos.

JAC iEV20

Este é considerado atualmente o carro elétrico mais barato do Brasil.

JAC iEV40 

JAC iEV60

JAC iEV330P

Primeira pick-up elétrica do mundo. 

Renault Zoe

Nissan Leaf

Chevrolet Bolt

Tudo sobre carros elétricos possui uma especificação única que pode ser vantajosa ou não para o motorista, os passageiros e também para o meio-ambiente.

Vantagens dos carros elétricos  

Carros eco-friendly

Muitos modelos prometem 0% de emissão de gases, incentivando a preocupação com o meio-ambiente e a preservação da qualidade de ar. 

Gasta agora, economiza no futuro 

Diferente dos carros de combustão, os elétricos têm uma maior vida útil, visto que não necessitam de tanta manutenção, sendo necessário apenas se preocupar com pneus e baterias. 

Desvantagens dos carros elétricos

Os carros elétricos possuem muitas vantagens, para o motorista e para o meio-ambiente, mas para saber tudo sobre carros elétricos precisamos entender quais são as desvantagens também.

Pouco acessível

Os modelos ainda não são acessíveis a grande parte da população, visto que o modelo mais barato do mercado (JAC iEV20 – R $139.000) pode custar até 3 vezes mais do que um carro comum popular.  

Baixa disponibilidade de estações de recarga

Como já citamos, são apenas 140 postos distribuídos pelo Brasil, portanto, é necessário que o país se adapte melhor às novas tecnologias para conseguir recebê-las com maestria.

Além disso, é preciso que a estação de recarga seja adequada a cada tipo de ambiente, já que podem ser tanto disponibilizadas de forma pública ou doméstica.

Agora você já sabe tudo sobre carros elétricos e a realidade deles no Brasil.

Gostou do artigo? Acompanhe mais conteúdos no nosso blog! 

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio