O virabrequim é uma peça fundamental de um motor a combustão. Ele é responsável por transformar a energia cinética dos cilindros em movimento rotativo para as rodas do veículo através da transmissão.
Além disso, também é responsável por acionar outros componentes do motor, como a bomba de água, o distribuidor de ignição e o compressor do ar-condicionado.
O virabrequim é composto por um eixo central, chamado de eixo virabrequim, e por uma polia, que é responsável por transmitir o movimento rotativo. É uma peça que suporta muitas cargas, precisa suportar altas temperaturas e pressões, além de ser sujeita a desgastes ao longo do tempo.
Este texto será útil para mecânicos, proprietários de veículos e qualquer pessoa interessada em entender melhor como o virabrequim funciona, e como mantê-lo em boas condições.
Vem com o Vida de Motorista? Vamos te ajudar a tirar todas as dúvidas a respeito do tema!
O que é virabrequim?
É uma peça mecânica importante em um motor de combustão interna. Ele é responsável por transformar a energia cinética (movimento), gerada pelos cilindros do motor, em energia mecânica (movimento rotativo). Essa energia, então, é transferida para o sistema de transmissão do veículo.
A apresentação dele é bastante simples. É uma peça cilíndrica, que gira no eixo do motor, e é acoplada aos pistões através de uma biela. Quando o pistão sobe e desce, ele também move a biela, que, por sua vez, gira o virabrequim.
O virabrequim tem um peso balanceado em sua extremidade, que ajuda a equilibrar as forças geradas pelo movimento do pistão. Isso é importante para garantir que o motor funcione suavemente, sem vibrações desnecessárias.
Ele tem marcas de posição que são lidas pelo sensor de rotação, usado para controlar a injeção de combustível e o tempo de ignição. É importante manter a peça em boas condições: uma vez que ele falha, pode causar danos graves no motor.
Por isso, se você suspeitar de um problema com esta peça, é importante levar seu veículo até um mecânico, para que toda a verificação seja feita de maneira correta.
Qual a função do virabrequim no motor?
É uma peça bastante importante do motor de um veículo. Afinal, ele é responsável por transformar o movimento linear do pistão em movimento rotativo. Mas, para que serve o virabrequim?
O virabrequim mantém a sincronização entre os cilindros do motor. Isso é possível através da distribuição uniforme do movimento do pistão, garantindo que todos os cilindros trabalhem de forma eficiente e equilibrada.
Além disso, também ajuda a controlar a velocidade do motor. Isso é feito através da regulagem da relação entre o virabrequim, a polia e correia dentada, responsável por transmitir o movimento para o eixo de transmissão.
Ele ainda absorver as variações de torque geradas pelo motor, por meio da flexibilidade presente na peça, que permite que ele se adapte às variações de torque e garante uma transmissão suave, sem solavancos.
Confira os próximos tópicos, e entenda quais os seus tipos existentes!
Quais os tipos de virabrequim?
Existem dois tipos principais de virabrequins: os virabrequins de polias únicas e os virabrequins de polias duplas.
Eles têm essas versões para poderem acompanhar o motor, uma vez que trabalham diretamente em contato com essa peça.
Virabrequim de polia única
O virabrequim de polia única é o mais comum, e se encontra em motores de quatro cilindros e, ainda, em alguns motores de seis cilindros.
Ele tem uma polia no extremo do eixo, ligada à correia dentada e polia, que transmite o movimento para o eixo de transmissão.
A polia única, então, é responsável por transmitir o movimento para todos os cilindros do motor.
Virabrequim de polia dupla
Já o virabrequim de polia dupla, conta com duas polias no extremo do eixo: uma para cada conjunto de cilindros.
Encontra-se em motores de seis e oito cilindros, sendo cada conjunto de polias responsável por transmitir o movimento para um conjunto de cilindros.
Isso permite que cada conjunto de cilindros funcione de forma independente, o que aumenta a eficiência do motor e gera menos vibrações.
Variantes do virabrequim
Além desses dois tipos, existem algumas variantes para o virabrequim, que listamos a seguir:
Virabrequim de contrapeso: tem um contrapeso no eixo, que ajuda a equilibrar as forças geradas pelo movimento dos pistões e reduzir as vibrações no motor.
Virabrequim de equilíbrio: tem um contrapeso no eixo, ajudando a equilibrar as forças geradas pelo movimento dos pistões e, ainda, reduzir as vibrações no motor. É usado, principalmente, em motores de alta performance e esportivos, uma vez que ajuda a garantir a estabilidade e aumentar a vida útil do motor.
Cada um deles tem suas próprias características e devem ser escolhidos de acordo com as necessidades do motor e do veículo.
Qual a vida útil do virabrequim?
Determina-se a vida útil por uma série de fatores, como, por exemplo, o uso do veículo, a manutenção do motor e as condições de condução. Em geral, a vida útil do virabrequim pode variar de 100.000 a 150.000 quilômetros.
É importante notar, ainda, que essa vida útil também é afetada pela qualidade dos componentes do motor, assim como pela manutenção adequada.
Por exemplo: se o óleo do motor não for trocado regularmente, ou ainda, se a correia dentada estiver desgastada, isso pode aumentar a fricção no virabrequim e, como consequência, reduzir sua vida útil.
Além disso, as condições de condução também podem afetar a vida útil da peça. Condução em estradas de terra, subidas íngremes e descidas, e condução em altas velocidades podem aumentar a carga no virabrequim e reduzir sua vida útil.
Para garantir a vida útil do virabrequim, é importante manter o veículo em boas condições de uso, realizando manutenções regulares e verificando o estado do óleo do motor, da correia dentada e dos rolamentos.
Se a peça começar a emitir ruídos estranhos ou se for perceptível que o veículo começa a vibrar, é importante levá-lo para uma inspeção imediatamente.
Também é importante manter o veículo em boas condições de uso e realizar manutenções regulares para garantir a vida útil do virabrequim.
Para entender melhor sobre os sinais que podem surgir com a necessidade de troca dessa peça, confira os tópicos abaixo:
Quais sinais dá para perceber quando o virabrequim está com problemas?
Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que qualquer problema no virabrequim pode causar danos graves ao motor e, por isso, vale realizar manutenção regular e ficar atento a qualquer sinal de problemas.
Alguns sinais bastante comuns de problemas no virabrequim, são:
- Barulho no virabrequim do motor;
- Vibração anormal;
- Problemas de partida;
- Consumo de combustível aumentado;
- Problemas de desempenho.
Quebrou o virabrequim: trocar ou retificar?
Quando o virabrequim do motor quebra, o primeiro passo é trocá-lo ou retificá-lo.
Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha dependerá do estado do virabrequim ou das necessidades do veículo.
Confira os tópicos a seguir, e entenda melhor sobre cada uma delas:
Virabrequim com desgaste excessivo
Para o caso de desgaste excessivo, a toca do virabrequim é a prática mais comum. Nesses casos, geralmente, encontra-se o virabrequim quebrado ou rachado, ou mesmo em estado de danificação por outros problemas mecânicos.
A vantagem de trocar a peça é que, além de poder contar com um equipamento que não apresentará desgastes tão cedo, também é uma prática que pode ser mais barata e simples, quando comparada à retificação.
Virabrequim com danos leves
Retificar o virabrequim, entretanto, é uma opção para quando o dano é menos grave, como arranhões ou desgaste excessivo. Isso envolve o processo de afiar ou lixar, para remover a camada desgastada e tornar a peça mais adequada ao uso.
A vantagem da retificação é que, geralmente, é menos cara do que a troca, e pode prolongar a vida útil do virabrequim. No entanto, mesmo depois de retificado, a peça pode apresentar problemas futuros devido ao desgaste excessivo.
Independentemente da opção escolhida, é crucial que o trabalho seja realizado por um mecânico de confiança e que o virabrequim seja inspecionado regularmente para detectar problemas futuros.
Quanto custa consertar o virabrequim?
O custo para consertar pode variar bastante, dependendo da causa do problema e, ainda, do tipo de conserto necessário.
Alguns dos fatores que podem afetar o custo, incluem:
- O tipo de veículo: em carros importados, por exemplo, o conserto do virabrequim tende a ser mais caro, quando comparado ao conserto em carros nacionais;
- O tipo de conserto necessário: se o virabrequim estiver apenas desgastado, a retificação pode ser uma opção mais barata do que a troca.
- A localização: quando tratamos sobre a troca ou conserto do virabrequim, os preços podem variar de acordo com a região onde você vive.
- A loja de mecânica: os preços podem variar entre diferentes lojas de mecânica.
De forma geral, o custo para consertar o virabrequim pode variar de R$300,00 a R$1.500,00. Isso inclui o custo da mão de obra, e os custos com as peças necessárias para o conserto.
É importante lembrar que, independentemente do custo, é crucial que o trabalho seja realizado por um mecânico de confiança, assim como também é essencial que a peça seja inspecionada regularmente, para detectar problemas futuros.
Além disso, é importante manter o veículo em boas condições gerais e realizar manutenção regular para prolongar a vida útil da peça e evitar problemas futuros.
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