Saiba o que é virabrequim e a sua importância para o motor

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O virabrequim é uma peça fundamental de um motor a combustão. Ele é responsável por transformar a energia cinética dos cilindros em movimento rotativo para as rodas do veículo através da transmissão.

Além disso, também é responsável por acionar outros componentes do motor, como a bomba de água, o distribuidor de ignição e o compressor do ar-condicionado

O virabrequim é composto por um eixo central, chamado de eixo virabrequim, e por uma polia, que é responsável por transmitir o movimento rotativo. É uma peça que suporta muitas cargas, precisa suportar altas temperaturas e pressões, além de ser sujeita a desgastes ao longo do tempo.

Este texto será útil para mecânicos, proprietários de veículos e qualquer pessoa interessada em entender melhor como o virabrequim funciona, e como mantê-lo em boas condições.

Vem com o Vida de Motorista? Vamos te ajudar a tirar todas as dúvidas a respeito do tema!

O que é virabrequim?

É uma peça mecânica importante em um motor de combustão interna. Ele é responsável por transformar a energia cinética (movimento), gerada pelos cilindros do motor, em energia mecânica (movimento rotativo). Essa energia, então, é transferida para o sistema de transmissão do veículo.

A apresentação dele é bastante simples. É uma peça cilíndrica, que gira no eixo do motor, e é acoplada aos pistões através de uma biela.  Quando o pistão sobe e desce, ele também move a biela, que, por sua vez, gira o virabrequim.

O virabrequim tem um peso balanceado em sua extremidade, que ajuda a equilibrar as forças geradas pelo movimento do pistão. Isso é importante para garantir que o motor funcione suavemente, sem vibrações desnecessárias.

Ele tem marcas de posição que são lidas pelo sensor de rotação, usado para controlar a injeção de combustível e o tempo de ignição. É importante manter a peça em boas condições: uma vez que ele falha, pode causar danos graves no motor.  

Por isso, se você suspeitar de um problema com esta peça, é importante levar seu veículo até um mecânico, para que toda a verificação seja feita de maneira correta.

Qual a função do virabrequim no motor?

Carro em alta velocidade em estrada.
Uma das principais funções do virabrequim, é garantir a sincronização entre os cilindros do motor do carro.

É uma peça bastante importante do motor de um veículo. Afinal, ele é responsável por transformar o movimento linear do pistão em movimento rotativo. Mas, para que serve o virabrequim?

O virabrequim mantém a sincronização entre os cilindros do motor. Isso é possível através da distribuição uniforme do movimento do pistão, garantindo que todos os cilindros trabalhem de forma eficiente e equilibrada.

Além disso, também ajuda a controlar a velocidade do motor. Isso é feito através da regulagem da relação entre o virabrequim, a polia e correia dentada, responsável por transmitir o movimento para o eixo de transmissão.

Ele ainda absorver as variações de torque geradas pelo motor, por meio da flexibilidade presente na peça, que permite que ele se adapte às variações de torque e garante uma transmissão suave, sem solavancos.

Confira os próximos tópicos, e entenda quais os seus tipos existentes!

Quais os tipos de virabrequim?

Existem dois tipos principais de virabrequins: os virabrequins de polias únicas e os virabrequins de polias duplas. 

Eles têm essas versões para poderem acompanhar o motor, uma vez que trabalham diretamente em contato com essa peça.

Virabrequim de polia única

O virabrequim de polia única é o mais comum, e se encontra em motores de quatro cilindros e, ainda, em alguns motores de seis cilindros. 

Ele tem uma polia no extremo do eixo, ligada à correia dentada e polia, que transmite o movimento para o eixo de transmissão. 

A polia única, então, é responsável por transmitir o movimento para todos os cilindros do motor.

Virabrequim de polia dupla

Já o virabrequim de polia dupla, conta com duas polias no extremo do eixo: uma para cada conjunto de cilindros. 

Encontra-se em motores de seis e oito cilindros, sendo cada conjunto de polias responsável por transmitir o movimento para um conjunto de cilindros.

Isso permite que cada conjunto de cilindros funcione de forma independente, o que aumenta a eficiência do motor e gera menos vibrações.

Variantes do virabrequim

Além desses dois tipos, existem algumas variantes para o virabrequim, que listamos a seguir: 

Virabrequim de contrapeso: tem um contrapeso no eixo, que ajuda a equilibrar as forças geradas pelo movimento dos pistões e reduzir as vibrações no motor.

Virabrequim de equilíbrio: tem um contrapeso no eixo, ajudando a equilibrar as forças geradas pelo movimento dos pistões e, ainda, reduzir as vibrações no motor. É usado, principalmente, em motores de alta performance e esportivos, uma vez que ajuda a garantir a estabilidade e aumentar a vida útil do motor.

Cada um deles tem suas próprias características e devem ser escolhidos de acordo com as necessidades do motor e do veículo.

Qual a vida útil do virabrequim?

Mecânico fazendo ajustes em peças no motor do carro.
A vida útil de um virabrequim pode ser influenciada por diversos fatores, mas, normalmente, ela fica entre 100.000 e 150.000 quilômetros.

Determina-se a vida útil por uma série de fatores, como, por exemplo, o uso do veículo, a manutenção do motor e as condições de condução. Em geral, a vida útil do virabrequim pode variar de 100.000 a 150.000 quilômetros.

É importante notar, ainda, que essa vida útil também é afetada pela qualidade dos componentes do motor, assim como pela manutenção adequada.

Por exemplo: se o óleo do motor não for trocado regularmente, ou ainda, se a correia dentada estiver desgastada, isso pode aumentar a fricção no virabrequim e, como consequência, reduzir sua vida útil.

Além disso, as condições de condução também podem afetar a vida útil da peça. Condução em estradas de terra, subidas íngremes e descidas, e condução em altas velocidades podem aumentar a carga no virabrequim e reduzir sua vida útil.

Para garantir a vida útil do virabrequim, é importante manter o veículo em boas condições de uso, realizando manutenções regulares e verificando o estado do óleo do motor, da correia dentada e dos rolamentos. 

Se a peça começar a emitir ruídos estranhos ou se for perceptível que o veículo começa a vibrar, é importante levá-lo para uma inspeção imediatamente.

Também é importante manter o veículo em boas condições de uso e realizar manutenções regulares para garantir a vida útil do virabrequim.

Para entender melhor sobre os sinais que podem surgir com a necessidade de troca dessa peça, confira os tópicos abaixo:

Quais sinais dá para perceber quando o virabrequim está com problemas?

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que qualquer problema no virabrequim pode causar danos graves ao motor e, por isso, vale realizar manutenção regular e ficar atento a qualquer sinal de problemas. 

Alguns sinais bastante comuns de problemas no virabrequim, são:

  • Barulho no virabrequim do motor;
  • Vibração anormal;
  • Problemas de partida;
  • Consumo de combustível aumentado;
  • Problemas de desempenho.

Quebrou o virabrequim: trocar ou retificar?

Quando o virabrequim do motor quebra, o primeiro passo é trocá-lo ou retificá-lo. 

Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha dependerá do estado do virabrequim ou das necessidades do veículo.

Confira os tópicos a seguir, e entenda melhor sobre cada uma delas:

Virabrequim com desgaste excessivo

Para o caso de desgaste excessivo, a toca do virabrequim é a prática mais comum. Nesses casos, geralmente, encontra-se o virabrequim quebrado ou rachado, ou mesmo em estado de danificação por outros problemas mecânicos.

A vantagem de trocar a peça é que, além de poder contar com um equipamento que não apresentará desgastes tão cedo, também é uma prática que pode ser mais barata e simples, quando comparada à retificação.

Virabrequim com danos leves

Retificar o virabrequim, entretanto, é uma opção para quando o dano é menos grave, como arranhões ou desgaste excessivo. Isso envolve o processo de afiar ou lixar, para remover a camada desgastada e tornar a peça mais adequada ao uso.

A vantagem da retificação é que, geralmente, é menos cara do que a troca, e pode prolongar a vida útil do virabrequim. No entanto, mesmo depois de retificado, a peça pode apresentar problemas futuros devido ao desgaste excessivo.

Independentemente da opção escolhida, é crucial que o trabalho seja realizado por um mecânico de confiança e que o virabrequim seja inspecionado regularmente para detectar problemas futuros. 

Quanto custa consertar o virabrequim?

Mecânico explicando conserto do carro para dona do veículo.
O custo de manutenção pode variar entre R$300,00 e R$2000,00 reais, de acordo com a necessidade da peça.

O custo para consertar pode variar bastante, dependendo da causa do problema e, ainda, do tipo de conserto necessário. 

Alguns dos fatores que podem afetar o custo, incluem:

  • O tipo de veículo: em carros importados, por exemplo, o conserto do virabrequim tende a ser mais caro, quando comparado ao conserto em carros nacionais;
  • O tipo de conserto necessário: se o virabrequim estiver apenas desgastado, a retificação pode ser uma opção mais barata do que a troca. 
  • A localização: quando tratamos sobre a troca ou conserto do virabrequim, os preços podem variar de acordo com a região onde você vive.
  • A loja de mecânica: os preços podem variar entre diferentes lojas de mecânica.

De forma geral, o custo para consertar o virabrequim pode variar de R$300,00 a R$1.500,00. Isso inclui o custo da mão de obra, e os custos com as peças necessárias para o conserto. 

É importante lembrar que, independentemente do custo, é crucial que o trabalho seja realizado por um mecânico de confiança, assim como também é essencial que a peça seja inspecionada regularmente, para detectar problemas futuros.

Além disso, é importante manter o veículo em boas condições gerais e realizar manutenção regular para prolongar a vida útil da peça e evitar problemas futuros.

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