Desde que aplicativos de transporte se popularizaram, o sistema de avaliação dos motoristas se tornou essencial para a permanência nesses apps. Afinal, ter uma nota alta é importante para que um condutor nunca seja rejeitado por um passageiro e, por isso, consiga aumentar ganhos. Porém, você sabia que existe uma nota do passageiro?
Aqueles que utilizam esses serviços como clientes também podem ser avaliados em alguns aplicativos. Desse modo, as plataformas se equilibram, bloqueando todos aqueles com notas baixas ou que tenham um histórico de atitudes inapropriadas. Os apps se preocupam também com o comportamento dos seus passageiros, afinal, um dos seus objetivos é manter a qualidade dos serviços prestados.
Portanto, é super importante saber como avaliar cada passageiro após a corrida de forma justa e sem descuido. Para te ajudar, o Vida de Motorista preparou dicas e instruções sobre o que levar em consideração ao avaliar. Confira!
Qual o efeito de uma nota baixa para um passageiro?
Dar cinco estrelas para o passageiro é tão importante quanto receber essa nota sendo motorista, pois possibilita que o usuário se mantenha em um aplicativo desse segmento, como, por exemplo, a 99. Isso porque o sistema do app que adota esse processo visa a segurança e o bem-estar de motoristas e usuários, funcionando de modo a banir quem é mal avaliado por se comportar mal, assediar mulheres ou não pagar a conta. O passageiro também pode ser removido da plataforma caso fira os seus termos de uso.
É preciso destacar que os usuários geralmente usam menos esses serviços do que quem é motorista, o qual pode fazer dezenas de transportes por dia. Consequentemente, passageiros são analisados com uma frequência menor, o que dá maior peso e significado para ocorrências negativas.
Por exemplo, uma pessoa que usou apenas quatro vezes o aplicativo e em duas teve atitudes inadequadas, provavelmente ficará com uma média final baixa. Já alguém que utilizou mais de cem vezes o sistema, mesmo que tire uma nota um na centésima primeira corrida, sofrerá pouca variação em sua nota final.
Quando alguém está mal avaliado, ele está em estado de alerta. Se houver novas ocorrências negativas, similares ou até piores do que as anteriores, de modo que sua média só diminua e não se recupere, essa pessoa pode ter problemas. Isso porque o sistema entende que ela não está corrigindo seu comportamento, podendo, em último caso, desligar o passageiro da plataforma.
O que deve ser observado para dar uma nota adequada para o passageiro?
Como se comportou durante o atendimento
A primeira coisa que você deve observar é o comportamento do passageiro, ou seja, se ele se portou bem, mantendo ao máximo o respeito mútuo durante a prestação do serviço. Caso ele tenha sido ríspido, grosseiro ou agido de má fé, é sinal de que ele não deverá receber uma nota assim tão boa…
É preciso dar uma avaliação menor para desencorajá-lo a repetir esses comportamentos considerados inadequados com outros motoristas. Por outro lado, quando ele se porta de forma respeitosa, é caso de avaliá-lo positivamente.
Aliás, nesse ponto é preciso deixar claro que o usuário que fica quieto ou neutro não está sendo mal educado, pois ele só quer ficar tranquilo em seu canto. Não é motivo de conceder uma nota ruim.
Como cuidou do interior do carro durante a corrida
Sabe aquele passageiro que chama você altas horas da noite e, ao entrar, devolve tudo o que comeu e bebeu bem no banco de trás do carro? Ou aquele que entra com um sapato imundo, não fazendo questão de limpar antes ou, ao menos, de avisar que está com os calçados sujos? Ou que começa a comer salgadinho ou um lanche gorduroso sobre os bancos, até mesmo deixando cair bebida, mesmo depois de você ter dado aquela dica de que ele deveria deixar pra comer ao chegar no destino?
Então, com esses você precisa ter cuidado e pode dar uma nota baixa. Por outro lado, se o passageiro não suja o carro e preserva o ambiente o mais próximo de como o encontrou, ele pode merecer a nota máxima.
Se foi cordial ao conversar
Existem alguns passageiros que puxam assunto com os motoristas, estabelecendo conversas animadas, agradáveis ou simplesmente para passar o tempo. Nesses casos, é preciso observar se eles são educados e cordiais, evitando exageros, pois são pontos que contam muito para uma nota positiva.
Se seguiu as regras do app
Outro fator decisivo para dar uma ótima nota é o respeito que o passageiro tem pelas regras do aplicativo. Quem vai contra as normas, pode provocar situações perigosas e oferecer riscos para o próprio motorista.
Se provocou danos ao veículo de alguma forma
Um critério muito importante para você avaliar é se houve danos ao veículo, ou seja, se o estofamento interno foi rasgado, se o passageiro manchou os bancos ou se houve a quebra de algo dentro do carro. Caso não, você já tem mais um motivo para dar aquela nota positiva!
Se atrasou ou fez esperar além da conta
Além de atrasar no começo, pode acontecer de o passageiro enrolar para descer do carro e, assim, prolongar seu tempo. Independentemente do motivo, caso não seja algo compreensível, isso pode ser a causa de uma nota ruim.
Se foi inconveniente atrasando o final da corrida
Além de atrasar no começo, pode ocorrer de o usuário ficar segurando o veículo ao final da corrida por diversos motivos. Caso não seja uma razão plausível ou a demora seja extensa, isso pode se transformar em uma nota ruim.
Por outro lado, se o usuário encerra o serviço adequadamente, evitando segurar o condutor, então você tem mais um motivo para conceder a ele uma nota excelente.
Por que é importante ter uma nota alta?
Além de se prevenir de ser expulso de um aplicativo de transporte, o passageiro que tem nota alta consegue corridas mais facilmente, pois há condutores que evitam atender usuários que estão mal avaliados.
A nota do passageiro é importante para que o usuário se policie quanto ao seu próprio comportamento e crie consciência de que teve atitudes inconvenientes. Já aqueles que possuem notas boas se tornam mais desejados pelos motoristas, pois são mais agradáveis como passageiros.
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