VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Motorista App

Desafios da mobilidade urbana no Brasil

Seja a pé, de carro, transporte público, bicicleta, skate ou cadeira de rodas, não importa o modo como você se locomove, o fato é que mobilidade é algo essencial para qualquer pessoa. Sendo, desse modo, também essencial nossa reflexão em relação aos desafios da mobilidade urbana no Brasil.

Afinal, diariamente precisamos nos deslocar de um ponto a outro em um espaço geográfico. No entanto, isso que parece ser algo relativamente simples, ainda sofre com muitos empecilhos quando analisamos na prática do dia a dia.

Pensando nisso, separamos este artigo completo para você, onde falaremos sobre quais são os desafios da mobilidade urbana no Brasil, como enfrentá-los e qual é o papel dos aplicativos de transporte particular no meio dessas questões. 

Se interessou? Continue acompanhando com a gente e tenha uma boa leitura!

Quais são os principais desafios da mobilidade urbana no Brasil hoje?

Quando buscamos a palavra “mobilidade” no dicionário nos deparamos com o seguinte significado: facilidade para se mover. No entanto, cada vez mais as cidades estão lutando contra os desafios da mobilidade urbana no Brasil.

O que era para ser um movimento fluido e prático, muitas vezes se torna caótico e cheio de problemas; em grandes centros urbanos a situação é ainda mais crítica. 

Entre os principais desafios da mobilidade urbana no Brasil estão: 

Transporte público 

Todos conhecemos, por experiência própria ou conhecimento comum, a má fama e qualidade do transporte público coletivo, seja por má prestação de serviços das empresas responsáveis ou pela ineficiência de rotas em centros urbanos.

Esse, sem sombra de dúvidas, é um dos pontos que, infelizmente, ainda se destacam quando pensamos e falamos sobre mobilidade, sendo assim, um dos principais, e mais urgentes, desafios que enfrentamos.

Além da nítida dificuldade que essa infraestrutura representa na rotina de locomoção de muitas brasileiras e brasileiros, fatores como a saúde não podem ser deixados de lado, seja física ou mental.

Trânsito

Outra palavra que pula aos nossos pensamentos que tratamos de mobilidade urbana é o trânsito. Cada vez mais o número de pessoas que se locomovem exclusivamente via automóveis individuais aumenta  – isso gera um tráfego urbano altíssimo.

Esse recorte da realidade nacional compartilha preocupações com o tópico levantado anteriormente, como a saúde das pessoas que estão presentes no trânsito. Isso se intensifica ainda mais quando falamos dos motoristas, que passam grande parte do dia imersos nesse ambiente.

Aspectos sociais e ambientais

Além disso, também vale ressaltar os aspectos sociais e ambientais que o volume de veículos rodando causam.

Algo que pode acabar passando batido, por exemplo, é a demanda por vagas para estacionar o carro. Esse “pequeno” ponto acaba impactando de uma forma que, muitas vezes, nem nos damos conta.

Aglomeração e distanciamento 

Aglomeração da população – principalmente a de baixa renda – longe do centro da cidade e dos polos de trabalho, lazer e de educação. Isso só gera uma demanda por transporte a longo prazo de forma obrigatória para uma certa parcela das pessoas.

Falaremos mais sobre o impacto e o papel dos aplicativos de mobilidade urbana no suporte e atendimento em regiões periféricas. Mas podemos iniciar o pensamento colocando na mesa questões de acessibilidade para cultura e turismo. Esses aspectos da vida são fundamentais e, portanto, devem estar ao alcance de todos.

Planejamento urbano

Por fim, o último dos desafios da mobilidade urbana no Brasil listados aqui é a falta de planejamento urbano e arquitetônico – um plano diretor adequado, por exemplo. 

Toda tarefa que tenha envolvido uma etapa de planejamento, organização e estratégia acaba apresentando um desempenho melhor, tendo em vista que as possibilidades foram visualizadas com antecedência e acolhidas em propostas de solução.

No entanto, por não ter sido implementada em diversos locais, o planejamento urbano acaba por ter que se adaptar enquanto se desenvolve, gerando assim muitos dos desafios que enfrentamos hoje.

Outro ponto que vale ressaltar é o fato do Brasil, há décadas, voltar seus investimentos praticamente em sua totalidade para obras em vias para o tráfego de veículos automotores, fechando os olhos para o transporte coletivo em grande parte das cidades do país.

Obras em rodovias e avenidas são extremamente comuns Brasil afora, no entanto, o mesmo não acontece pensando nos transportes públicos – um exemplo são os trens que deveriam interligar cidades em poucas horas, projetos os quais nunca saíram do papel e do sonho do brasileiro.

Os desafios da mobilidade urbana no Brasil são questões, principalmente para as grandes cidades, que devem gerar reflexões e propostas de soluções que englobem o dia a dia da população.

Como as cidades enfrentam os desafios da mobilidade urbana no Brasil? 

Além de lidar com os desafios da mobilidade urbana, as cidades precisam pensar em meios para conter os reflexos causados pelos problemas de locomoção. Em destaque, desigualdade social e bem-estar. 

Em 2020, o Programa Cidades Sustentáveis realizou um Mapa da desigualdade, no qual mostrou que apenas 18% da população paulistana possui estações de transporte público em um raio de até 1km de sua residência. A pesquisa também aponta que usuários de transportes coletivos chegam a pegar dois ou mais tipos de modais em uma mesma viagem. 

Em tempo, outro desafio é o ecossistema da cidade. O excesso de carros rodando pelas ruas leva a um aumento da poluição do ar, além da emissão de gases de efeito estufa que contribuem para as mudanças climáticas.

Por fim, mas não menos importante, a qualidade de vida da população também fica em jogo. Afinal, quem nunca perdeu horas no trânsito, indo ou voltando do trabalho, de uma viagem ou simplesmente em uma ida ao supermercado.

Com um modelo de mobilidade urbana eficiente, essas horas poderiam ser mais prazerosas em casa com a família e sem estresse, por exemplo. 

Qual é o papel dos aplicativos de mobilidade urbana nesses desafios?

O aumento de aplicativos de mobilidade pôs em xeque a necessidade de todos terem um carro para chamar de seu. Com o objetivo de facilitar o transporte de pessoas – seja a curta ou a longa distância – os apps trouxeram uma forma de reduzir os problemas e lidar com os desafios da mobilidade urbana no Brasil. 

Como os apps de corridas ajudam na mobilidade urbana? 

Dois pontos que devem ser levados em consideração quando pensamos no impacto que os aplicativos de transporte particular apresentam, em relação aos desafios da mobilidade urbana no Brasil, são:

Esse tipo de transporte individual só cresce, assim como bicicletas alugadas em espaços comuns – como em avenidas principais da cidade e parques públicos – vem ganhando espaço no cotidiano do brasileiro, abrindo oportunidades ao novo conceito de micromobilidade.

Vale lembrar que em 2019 chegou a rolar um boom de patinetes elétricos – mas a ideia não decolou no país.

99 e os desafios da mobilidade urbana no Brasil

Entre as empresas que se destacam na missão de desenvolver soluções para os desafios da mobilidade urbana no Brasil, assim como a Uber, está a 99. A empresa acredita que as cidades podem ser mais vivas, agradáveis e seguras. 

O foco principal da 99 é oferecer suporte de qualidade para passageiros e motoristas através de um atendimento humanizado. Com o sucesso do serviço, a empresa vem desenvolvendo sempre novas funcionalidades pensando sempre em formas sustentáveis. 

Um dos elementos visíveis nessa representação é, como citado anteriormente, o suporte em relação às regiões periféricas. Essa atenção e atendimento se mostram essenciais, ainda mais depois de termos visto os desafios que a mobilidade apresenta em relação ao acesso e democratização da cultura e turismo.

Enquanto aplicativos de transporte particular, tanto a 99 quanto a Uber contribuem diariamente para que a locomoção se torne, cada vez mais, sinônimo de simplicidade e opção.

Agora você está por dentro dos desafios da mobilidade urbana no Brasil, como eles estão presentes na nossa rotina e quais são os caminhos para evoluir e trazer um novo fôlego para nossa locomoção.


Gostou do conteúdo? Acompanhe mais materiais completos como esse no nosso site! Te esperamos lá =)

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio