VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Motorista App

8 dicas de viagem para viajar de carro!

Galera reunida, roteiro pronto, playlists favoritas e pé na estrada! Mas, antes de tudo isso, para viajar de carro você vai precisar se organizar.

Para isso, separamos, neste artigo completo, dicas de viagem para quem vai pegar a estrada. Vamos lá? 

8 dicas para viajar de carro tranquilamente 

1. Faça um planejamento financeiro 

Viajar de carro até pode ser uma forma bem econômica de aproveitar as férias, mas sem um bom planejamento financeiro, a viagem pode se tornar um pesadelo.

Por isso, previamente, estabeleça um valor de gastos para:

Mas, mesmo com o planejamento feito, lembre-se de levar sempre um dinheiro extra para possíveis emergências e imprevistos. 

2. Evite dirigir à noite

Se possível, evite dirigir quando estiver escuro, pois a probabilidade de encarar alguns imprevistos ou até mesmo animais nas pistas é menor.

Ao optar por dirigir durante o dia, você estará mais descansado e, claro, poderá apreciar a paisagem durante o trajeto. 

3. Alimentação: leve comida com você! 

Restaurantes na beira da estrada nem sempre são uma opção viável, além de não ser fácil encontrar muitos durante o trajeto. O valor dos produtos costumam ser bem inflacionados.

O indicado é levar para viajar de carro uns petiscos. Separe uma caixa térmica e compre bolachas, salgados e algo doce para beliscar, além disso, leve também água. 

4. Aproveite o ar fresco

A gente já sabe que o poder do ar-condicionado em um dia de muito calor é incomparável, mas, que tal deixar as janelas abertas durante a viagem para pegar um ar fresco? O seu corpo agradece e a sua mente também.  

5. Tenha um kit de emergência

Como todos já sabem, na estrada é bem difícil ter alguma parada. Por isso, se você vai viajar de carro, tenha sempre um kit de emergência que contenha primeiros socorros e higiene (papel higiênico, sabonete e álcool gel).

Além disso, filtro solar, óculos escuro, repelente e um hidratante são itens essenciais também neste kit. 

6. Não confie 100% no GPS 

Muitos GPS ainda dependem de um bom sinal de internet, e na estrada sabemos que há diversos pontos que não possuem esse tipo de sinal. Por isso, sempre tenha em mãos na hora de viajar de carro um mapa do local.

Recomendamos também salvar trajetos em modo off-line no seu aplicativo de GPS. Alguns aplicativos que oferecem esse tipo de navegação são:

Todos são bem intuitivos, é só fazer o download do mapa da região e usá-lo. 

Ah, vale também perguntar na beira de estrada se estiver perdido! Os locais, muitas das vezes, são melhores que GPS e mapas. 

7. Faça uma playlist animada

Crie sua lista de sons favoritos para se distrair durante a viagem.

Dica: faça uma playlist colaborativa com os seus amigos, assim todos se animam durante a road trip. Afinal, quem não curte uma boa música?

8. Planeje pequena pausas para descanso

Uma forma de deixar a viagem mais tranquila e leve é fazer uma pausa para relaxar e alongar o corpo. Mesmo se a distância não for longa, pare por 15 minutos para se hidratar e andar um pouco.

Já para longas distâncias, pense em pernoitar em algum hotel ou pousada, afinal, ninguém é de ferro e precisa descansar.

Se você vai viajar de carro, fazer um planejamento antes de colocar o pé na estrada é muito importante. Assim você consegue aproveitar sem preocupações e menores riscos de imprevistos.

O que conferir antes de viajar de carro

Viajar de carro tem sido uma opção bem econômica, em comparação com ônibus de turismo e avião. Entretanto, um automóvel exige um olhar bem atento quando falamos em segurança.

O carro precisa estar apto para pegar a estrada, sejam curtas ou longas distâncias. Confira agora o check-list necessário para começar a organizar a sua viagem de carro.  

Faça uma revisão do veículo

Faça uma vistoria veicular. Verifique os pneus e rodas. Também é importante conferir se o estepe está cheio para eventuais trocas.

Triângulo, macaco e chave de roda são itens fundamentais no seu porta-malas. Já na parte mecânica, veja se o óleo do câmbio e do motor estão em dias e se há água no limpador de parabrisas. 

Por fim, veja se lanternas e luzes estão funcionando com maestria. 

Confira os documentos do carro

Esteja sempre com o documento no dia do carro e leve-o com você quando for viajar de carro. A CNH de quem vai dirigir também precisa estar dentro da validade. 

Defina o número certo de viajante 

É bem importante transportar no carro apenas o que o mesmo suporta. Se o seu veículo cabe 5 pessoas, viaje apenas com no máximo 5 pessoas.

Na estrada há fiscalizações, principalmente durante período de férias e feriados, e uma superlotação no veículo pode acarretar em multa (bem alta).

Além disso, pensando na segurança e bem estar, é fundamental que todos no carro usem o cinto de segurança para viajar de carro, por isso, evite transportar mais pessoas do que o indicado para o veículos. 

Pronto, após essa lista de dicas de viagem para viajar de carro você estará apto a colocar o pé na estrada e aproveitar o passeio com segurança! 

Gostou do nosso conteúdo? Confira mais dicas no nosso blog!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio