VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Dicas

Voucher, dinheiro ou cartão? Qual é a melhor opção de pagamento para o motorista?


Sem tempo para ler? Ouça o artigo agora mesmo. Clique no play acima!

Para quem trabalha como motorista de aplicativo, existem três formas de receber o pagamento pelas corridas: em dinheiro, voucher ou cartão. A escolha entre uma delas pode parecer irrelevante, mas na verdade faz toda a diferença, por questões de conveniência, segurança e até mesmo de ganhos.

Então, antes de tomar uma decisão, é necessário conhecer os benefícios de cada opção de pagamento para o motorista. 

Não sabe qual alternativa escolher para receber seu pagamento? Este post vai jogar um pouco de luz sobre a questão. Então, fique ligado!

Vantagens do pagamento em voucher

O pagamento em voucher é aquele em que o cliente insere os dados do seu cartão de crédito no próprio aplicativo, que analisa e aprova a transação antes de chamar o motorista. 

Não é preciso lidar com troco

Ao aceitar que os clientes paguem pelas corridas com voucher, o motorista não precisa se preocupar em ter troco para devolver aos passageiros. Assim, você se livra de muitos inconvenientes, como ter que correr até algum comércio próximo para trocar notas por moedas na hora do aperto.

É mais seguro

Se você usa o voucher, não precisa carregar muito dinheiro e nem a maquininha de cartão. Já que esses são itens de valor e que podem chamar atenção indesejada, o fato de não trazê-los no carro enquanto você dirige por vários lugares significa que você está menos vulnerável a situações de risco.

É mais ágil

Com o voucher, o cliente realiza o pagamento antes mesmo do carro ser chamado. Dessa forma, o embarque e desembarque dos passageiros é mais ágil. É bom para o próprio passageiro, mas também para você, já que permite passar de uma corrida para próxima mais rapidamente e, assim, ser mais produtivo no dia de trabalho.

Está livre de fraudes

Essa é a única opção em que o seu pagamento já está garantido antes da corrida começar. O motorista pode ficar tranquilo, porque não vai correr o risco de chegar ao destino e descobrir que o passageiro não tem como pagar.

Permite trabalhar com bônus

Volta e meia, os aplicativos realizam campanhas de incentivo com os clientes, oferecendo bônus nas corridas. Para que os bônus sejam válidos, o cliente precisa pagar com voucher, o que significa que somente motoristas que aceitam essa opção poderão atendê-los. Assim, aceitar voucher para receber o pagamento da corrida é uma forma de se beneficiar com essas campanhas, captando mais passageiros.

Vantagens do pagamento em dinheiro

Não existe segredo: nessa opção de pagamento para o motorista, o cliente entrega o valor da corrida em “dinheiro vivo”. 

Recebimento na hora

Ao contrário do pagamento com voucher ou cartão, o pagamento com dinheiro é o único que coloca o valor ganho com as corridas imediatamente nas suas mãos. Isso também significa que você não precisa ficar se preocupando com os prazos de repasse do pagamento na hora de fazer o seu planejamento financeiro pessoal. Trabalhou, recebeu!

Livre de taxas adicionais

Além do percentual que fica com a empresa do aplicativo, quando você recebe por meio de voucher ou cartão, vai ter que pagar algumas taxas adicionais para aquele pagamento se transformar em dinheiro na sua mão. Mas, quando você já recebe do passageiro em dinheiro, essas taxas adicionais não existem. Assim, o valor que chega ao motorista é maior.

Vantagens do pagamento com cartão

Nessa opção de pagamento para o motorista, você vai passar o cartão de crédito ou débito do cliente em uma maquininha. Com as máquinas de cartão mais modernas, usá-las dentro do carro não é problema. Elas são pequenas e funcionam em qualquer lugar.

Permite atender um certo grupo de clientes

Ainda existem muitas pessoas que se preocupam com a segurança da internet e não querem inserir dados sensíveis no aplicativo; para elas, a maquininha vai parecer uma alternativa mais confiável. Assim, essa opção permite atender aqueles clientes que querem pagar com cartão, mas não se sentem à vontade para fazer a transação pelo smartphone. 

Oferece alternativas de pagamento

Ao usar uma maquininha para receber os pagamentos, você pode oferecer ao passageiro alternativas de pagamento que ultrapassam aquelas disponíveis no aplicativo, como aceitar outros tipos de cartão, outras bandeiras ou até parcelar o valor da corrida.

Essa é uma vantagem para clientes, mas também acaba beneficiando o motorista, pois vai garantir aquela avaliação cinco estrelas no final da corrida.

Outras soluções para a opção de pagamento para o motorista

Não conseguiu ainda definir qual é a melhor opção de pagamento para o motorista? Não se preocupe, porque ainda existem alternativas. 

Considerando que as três opções têm vantagens, você não precisa escolher apenas uma delas. Em vez disso, que tal trabalhar com todas? Dessa maneira, você aumenta o número de passageiros que pode atender, pois aceita qualquer forma de pagamento escolhida pelo cliente. Lembre-se de que o aplicativo só vai distribuir uma corrida para os motoristas que aceitam a forma de pagamento selecionada pelo usuário que a solicitou.

Outro caminho que o motorista pode seguir é alternar entre as opções de pagamento conforme a situação. Se você estiver dirigindo em uma região mais perigosa, aceitar apenas o pagamento em voucher; se precisar de dinheiro com urgência, aceitar apenas o pagamento em dinheiro. No app da 99, por exemplo, essa troca pode ser realizada a qualquer momento — você pode até alternar várias vezes ao longo do dia. 

Como funciona o pagamento com a 99

Com a 99, na hora de fazer o seu cadastro, é preciso selecionar o voucher como opção de pagamento para o motorista. Depois de estar cadastrado, é possível modificar essa opção quando quiser.

Você deve ter percebido que o voucher tem mais benefícios. Mesmo assim, é difícil dizer que ele é a melhor opção de pagamento para o motorista. Conforme a situação, os outros dois métodos podem ser mais interessantes. No final das contas, só quem pode dar uma resposta a esse dilema é o próprio motorista, escolhendo a opção que atende às suas necessidades.

Esse conteúdo ajudou a esclarecer como funciona o pagamento nos aplicativos para motoristas? Então, o que você acha de levar essas informações a mais pessoas, compartilhando nosso post com todos os seus contatos nas redes sociais?

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (1)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio
  • Sebastião Messias Santos

    Apesar de ser um pouco perigoso eu prefiro dinheiro mas o voucher também é nuito bom

    Responder