VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Motorista App

Porta-luvas climatizado: por que faz diferença para o motorista?

Você já deve ter visto por aí que alguns carros têm oferecido o porta-luvas climatizado. Nada mais é do que uma saída de ar-condicionado naquele lugarzinho onde costumamos guardar o manual do veículo.

Num primeiro olhar, pode até parecer muita frescura. Mas se você pensar bem e se pretende aumentar os ganhos trabalhando como motorista particular ou como taxista, ter esse acessório pode ser um diferencial.

Ainda não está convencido da utilidade do porta-luvas climatizado? Neste post vamos dar algumas dicas de utilização desse acessório. Afinal, é uma grande evolução desde os tempos em que ele era usado apenas pra guardar as luvas do motorista, certo? Tem gente que carrega desde uma garrafa de água — que se mantém fresquinha durante toda a viagem — até frutas ou balas.

Saiba quais são as principais características do porta-luvas refrigerado, o que você pode fazer com ele e como usar o acessório como diferencial da sua prestação de serviços como motorista. Caso você não tenha em seu carro e termine a leitura com vontade de trocar de carro, não se desespere: você pode instalar após a compra!

O que é porta-luvas climatizado?

O conceito é bastante simples: nos carros em que há ar-condicionado, é inserida uma saída de ventilação dentro do porta-luvas do veículo. Em alguns carros, pra que funcione, é preciso fechar a saída de ar do lado de fora, no painel, liberando o ar pra sair no canal de ventilação de dentro do porta-luvas. Em outros modelos, basta abrir a saída de ar do porta-luvas.

O investimento vale a pena, principalmente para as pessoas que trabalham no trânsito e passam muitas horas na rua, sujeitas a congestionamentos e a altas temperaturas. O local fica perfeito para armazenamento de água, sucos e alimentos sem que sofram com a interferência do clima. Além disso, a maquiagem, que muitas vezes acaba derretendo com o calor, pode ser guardada ali.

Quais as principais vantagens?

Se há uma indústria que não pra de pensar em inovação para seus clientes é a automotiva. Os engenheiros estão sempre em busca de novidades para garantir segurança e conforto para os motoristas e passageiros. Assim foi com a instalação do ar-condicionado automotivo, há mais de 50 anos.

Mas foi só na década de 80 que os aparelhos foram ficando mais populares e compactos, tornando-se cada vez mais acessíveis pra que pudessem estar presentes na maioria dos veículos.

Pena ter demorado tanto tempo até a criação do porta-luvas climatizado. A solução, simples e desenvolvida pela primeira vez no fim da década de 90, permite que você carregue água gelada por mais tempo, além de alimentos refrigerados.

Quem trabalha com aplicativos para motoristas só tem a ganhar: com certeza, o cliente que receber uma água fresquinha durante o trajeto ou abrir uma bala que não está toda derretida devido ao tempo passado no calor do trânsito, dará notas melhores na hora da avaliação da corrida.

Como o motorista profissional pode aproveitar?

Se você trabalha como motorista, sabe que cada vez mais deve oferecer diferenciais para os passageiros, em busca de avaliações mais altas e pra se sobressair no mercado de trabalho bastante competitivo. Quer algumas dicas sobre como aproveitar bem o uso do porta-luvas climatizado do seu carro? Veja algumas delas:

Como o porta-luvas é pequeno e costuma passar a maior parte do tempo fechado, a temperatura mais baixa é conservada por algumas horas, mesmo com o carro desligado.

Posso instalar o porta-luvas climatizado depois?

Se, ao ler este post, você achar que seu carro deve ter um porta-luvas climatizado, não desanime. É possível comprar o item separadamente e instalá-lo em seu veículo. O ideal é que você encontre uma oficina de confiança pra fazer isso e que seja especializada em ar-condicionado.

Já a peça pode ser vendida até pela internet, com preços que variam entre R$ 150,00 até R$ 200,00. Na compra de peças originais, geralmente a garantia é de até três meses. Mas, fique atento: você deve encontrar aquele que for adequado ao modelo do seu carro pra não sair no prejuízo!

Além disso, se você tiver a peça no seu veículo deve ficar atento à limpeza dela também dentro do porta-luvas. Na hora em que for fazer a revisão do carro e limpar as saída do ar-condicionado, deve pedir a checagem dentro do acessório também.

Quais são os carros que vêm com porta-luvas climatizado?

Mesmo que você queira muito ter um carro com porta-luvas climatizado, o ideal é que você verifique se a peça é oferecida como item de série na hora de adquirir o seu. Assim, você evita ter que investir na compra e instalação do equipamento depois.

Entre as montadoras que oferecem a peça estão a Ford, a Chevrolet, a Hyundai e a Toyota. No Etios, por exemplo, o item é bastante elogiado. O i30 e o HB20, modelos da Hyundai, também costumam vir com o porta-luvas climatizado de série, assim como o Ford Ecosport.

Só não vale pensar que o item funciona da mesma forma que uma geladeira. A intenção não é que o porta-luvas climatizado vá gelar os líquidos e alimentos que estão quentes. Sua função principal é manter a temperatura agradável pra que você possa conservar melhor água e alimentos, por exemplo.

Seu carro tem um porta-luvas climatizado? Tem mais alguma dica de uso desse acessório? Acha que vale a pena instalar em um veículo que não venha com ele? Comente no post e compartilhe conosco a sua experiência!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (1)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio
  • Maxwell

    Tive um Peugeot 208 e um C3 alugados que tinham porta luvas refrigerado. Gostaria de comprar um carro mais popular sedan e automático que tenha.

    Responder