]

Planilha de controle financeiro para autônomos: monte a sua!

Ser motorista full time significa ter uma maior independência, sem precisar depender de um patrão. Mas a carreira como autônomo também requer organização pra administrar a rotina, fazer frente às necessidades e conquistar os sonhos. A planilha de controle financeiro é uma ferramenta fundamental pra que você consiga ter o merecido sucesso.

Quer aprender a administrar as contas? Confira nosso artigo, tire todas as dúvidas e aumente seus ganhos!

O que é uma planilha de controle financeiro?

O controle das finanças é essencial, seja para pessoas ou empresas. No caso dos autônomos — como os motoristas de aplicativos —, significa estar de olho na realidade das contas e oferecer caminhos pra você se planejar e evitar surpresas desagradáveis.

Com a planilha de controle financeiro, você registra todas as movimentações do seu dia a dia no volante, entre valores das corridas feitas, compras e pagamentos (gasolina, alimentação ou pedágios), bem como a própria manutenção do veículo (óleo, pneus).

Assim, você consegue entender mais sobre o quanto precisa trabalhar pra cobrir as despesas, cortar o que é desnecessário, encontrar soluções mais baratas para seus problemas e descobrir em que investir pra melhorar a qualidade do seu serviço, como ter um smartphone apenas para o trabalho ou um carregador sem fio para os clientes.

Quais os benefícios de organizar as finanças?

O primeiro benefício do uso da planilha de controle financeiro é claro: profissionalização. Quanto mais estruturada a sua vida, melhores as suas chances de enxergar e aproveitar oportunidades de crescimento e ter mais retorno do trabalho feito.

Ter as contas organizadas também é fundamental pra superar as dificuldades com o mínimo de estresse. Por exemplo: pegou uma gripe e precisou parar por uma semana? Veja qual a sua média de ganhos semanal e divida esse valor em parcelas para o período seguinte e quanto a mais será preciso trabalhar pra bater a meta pessoal.

Por fim, registrar todas as suas atividades ajuda a ter uma melhor visão do dia de trabalho. Se você anotar as corridas, incluindo os horários, fica fácil perceber quais são os melhores momentos do dia pra aproveitar e aumentar o número de clientes atendidos, organizando folgas e paradas de acordo. Assim, você aproveita cada momento atrás do volante pra ganhar o máximo possível.

Como montar uma planilha para autônomos?

Agora que você já sabe o que é uma planilha de controle, vamos ensiná-lo a montar uma planilha personalizada. E o melhor: é muito mais fácil do que provavelmente imagina!

Confira:

1. Escolher a solução mais adequada

Ter uma planilha de controle financeiro não requer conhecimentos avançados, ou seja, você não precisa partir do zero.

Seja por um aplicativo especializado, numa planilha no Excel ou mesmo no caderninho. Não importa qual o seu método, é essencial colocar em prática esse hábito para fechar o mês no positivo.

2. Criar categorias de gastos

Elegeu a sua solução? Hora de personalizar os dados! Crie uma lista com todas as categorias ligadas ao seu negócio — gastos e recebimentos. Contas a pagar, contas a receber, alimentação, combustível, impostos e gastos, dívidas, manutenção.

Carro financiado? Anote o valor e quantidade de parcelas a quitar. Tem filho? Lembre-se da escola e dos cursos. Consulte amigos e familiares pra ter a certeza que não deixou nada de fora.

3. Definir fundos de reserva

Imprevistos fazem parte da vida. Mas, em vez de apenas contar com a sorte, que tal se planejar pra atravessar os obstáculos? A ideia pode parecer fora da realidade, mas é possível aprender a poupar.

A primeira poupança é quando a renda for maior que a despesa. Aproveite os períodos de maior produtividade e reserve uma parte dos lucros.

O outro cofrinho é para os desejos. Corte o lanchinho da tarde em prol da viagem anual, por exemplo. Dez reais por dia podem não parecer nada, mas, durante um ano, você pode poupar até R$ 2.400,00.

4. Organizar os gastos sazonais

Ninguém pode fugir dos gastos sazonais. O início do ano costuma ser recheado deles, entre IPTU, IPVA, matrículas e lista de material dos filhos. Isso sem contar os presentes de natal ou o seguro.

Inclua todos os pagamentos sazonais e faça parcelamentos na sua planilha. Dessa forma, você não precisa se apertar na hora de pagar, evitando estresses.

5. Planejar as férias

Uma das grandes reclamações de profissionais autônomos é a falta de férias remuneradas regulamentadas. Mas o descanso é importante pra sua saúde (física, emocional e mental).

Como planejar as férias? Você pode dedicar uma parte das suas reservas pra viajar com a família. Aproveite a condição de autônomo e busque pacotes promocionais em períodos de menor procura, que costumam ter valores bem atraentes.

6. Preparar a sua aposentadoria

Não é porque você é autônomo que não pode planejar sua aposentadoria. Você pode acrescentar o valor do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na sua planilha de gastos. O carnê pode ser obtido na internet ou em papelarias. A Previdência também dá direito a benefícios como auxílio-doença e salário-maternidade.

Outras opções são os planos privados. Consulte o gerente do seu banco pra fazer o cálculo e descubra quanto pagar pra ter um futuro seguro em termos financeiros.

7. Atualizar os dados sempre

O último passo é incluir o controle financeiro como parte dos seus hábitos. No início, pode ser até um pouco difícil e demandar tempo e atenção. Mas, depois de automatizar o gesto, você verá como são apenas alguns segundos de trabalho pra uma infinidade de benefícios.

Agora que você aprendeu que pode organizar a sua vida usando uma planilha de controle financeiro, arregace as mangas e comece já a preparar a sua. Afinal, investir em você sempre vale a pena.

Aproveite a sua visita no blog e confira 7 dicas práticas para aumentar a sua produtividade e faturar mais.

Compartilhe nas redes sociais:
Blog Comments

Muito bom as dicas , nos ajuda a ser melhores no que fazemos. Obrigado

Boa noite!
Seria bom que vcs desposence da planilha de controle financeiro para termos um controle.

Essa e a minha ideia

Deixe um comentário