]

Descubra quais são as vantagens de comprar um seminovo

Trocar de carro é sempre um grande passo, pois envolve planejamento financeiro e paciência na hora de escolher qual opção compensa mais. Quem pensa em comprar um seminovo, por exemplo, precisa entender as diferenças entre esse tipo de veículo e o usado e também entre ele e o carro novo. Só assim você terá certeza de que vai fazer um bom negócio.

O carro novo é aquele que vem direto da fábrica, com quilometragem zero e pronto pra ser usado pela primeira vez. A categoria seminovo, por sua vez, enquadra modelos com três anos de uso, que têm até 20 mil quilômetros rodados em média e que teve um único dono. Acima desse tempo e quilometragem, o carro passa a se encaixar na categoria de usado.

O seminovo, como está entre o novo e o usado, acaba sendo uma ótima opção pra quem quer um carro completo, mas precisa gastar menos. Abaixo, você confere algumas vantagens de optar por esse veículo. Acompanhe!

Mais poder de negociação na compra do seminovo

Seja comprando em uma loja de seminovos ou tratando diretamente com o proprietário, os valores desse tipo de carro são mais negociáveis. Você pode, por exemplo, negociar um ótimo desconto se quiser pagar à vista e certamente será muito maior do que você conseguiria em uma concessionária de carros, em que há limites pra descontos.

Também é possível negociar os valores de acordo com os opcionais que o veículo oferece. Ou seja, de acordo com o que o carro tem ou não, você ganha maior ou menor poder de negociação.

Veículo com mais acessórios

Ultimamente, algumas montadoras estão lançando alguns modelos com menos itens complementares, a fim de trazer um preço mais competitivo para o mercado automotivo. Por isso, alguns modelos atuais novos têm menos acessórios.

Os seminovos, por outro lado, ainda são de uma fase em que os veículos vinham repletos de acessórios e opcionais. Por isso, quando você opta por com algum modelo seminovo, é bem possível que ele venha bem mais completo do que um carro zero, tirado direto da concessionária.

Outro ponto que pesa é o valor global da aquisição. Um carro básico novo costuma sair mais caro do que se você optar por um seminovo muito mais completo, gastando menos.

Menos perda de dinheiro

Se você roda muito com o seu carro e tem necessidade de trocá-lo com frequência, a troca por um seminovo faz você perder menos dinheiro do que se você comprasse um carro zero-quilômetro. Quando você pega um carro novo, a desvalorização dele começa no momento em que é retirado da concessionária.

A explicação é que, no caso do seminovo, a época de desvalorização bruta já passou e vai ficando mais lenta depois que o carro ganha alguns anos de uso. Isso significa que você pode comprar um bom carro e depois vendê-lo por um preço mais próximo ao que você pagou. Uma economia e tanto, não é?

Economia na documentação do carro

Outro momento em que dá pra economizar dinheiro com troca pelo seminovo se refere à documentação do veículo. Enquanto na compra de um carro zero você precisa registrar o veículo, emplacar e fazer toda a burocracia, na compra de um seminovo você precisa apenas transferir a propriedade do veículo para o seu nome.

Outro ponto vantajoso nesse aspecto é que quando você compra um seminovo, as chances de ele já vir com o IPVA pago são muito grandes dependendo da época do ano, o que não acontece na compra do novo. Isso pode fazer uma grande diferença na sua economia, já que esse imposto custa entre 3% e 4% do valor do veículo.

Manutenção da garantia (se houver)

Como você já viu no começo desse artigo, um carro considerado seminovo é aquele que tem até três anos de uso. Por isso, dependendo do modelo e do fabricante, você ainda pode aproveitar mais alguns anos de garantia do veículo.

Ou seja, você compra um seminovo e ainda pode ficar tranquilo se acontecer algo com o motor ou câmbio: é só levar até a concessionária e solicitar o reparo do defeito, sem custos pra você.

Mas atenção! É preciso prestar muita atenção na procedência do veículo. E antes de decidir se compra ou não o veículo, não se esqueça de levá-lo a um mecânico de confiança. E dê preferência a carros seminovos que tiveram todas as revisões feitas na concessionária, pra ter certeza de que o veículo ainda se enquadra na garantia.

Seguro mais barato em relação ao usado

O carro que já tem muitos anos de uso tende a se quebrar mais facilmente e pode ser difícil encontrar algumas peças mais antigas. Isso torna o valor do seu seguro mais caro com o decorrer dos anos. Por outro lado, supõe-se que o carro seminovo não dê tantos problemas e, por isso, o valor do seguro costuma ser menor.

E considerando altos valores cobrados atualmente nos seguros automotivos e a necessidade premente de fazê-los, essa é uma grande vantagem que muitas vezes não é colocada na conta na hora de optar por um carro novo. Então, lembre-se sempre disso!

Retirada mais rápida

Quando você vai até o vendedor de um seminovo ou a uma loja especializada nesse segmento, ao escolher o modelo que você quer, é possível retirar o veículo em poucos dias após a compra. Muitas vezes,  você já pode ir buscá-lo no dia seguinte.

No caso dos carros novos, nem sempre isso é possível. Em época de lançamentos, a espera pra ter a sua escolha em mãos pode chegar a 40 dias. Muitas vezes, você não tem tanto tempo assim, sem contar a ansiedade de ter o carro novo, que é bem grande!  Eis outra vantagem de adquirir um seminovo também.

Deu pra perceber que comprar um seminovo pode ser uma excelente forma de economizar dinheiro e ter muitos benefícios? Tenha sempre em mente que é preciso pensar nos benefícios diretos e indiretos de optar por determinado tipo de veículo e fazer sua escolha pensando sempre em qual será a opção mais vantajosa pra você e seu perfil como motorista e usuário do carro.

E então? Comprar um seminovo é bem vantajoso, não é mesmo? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude também seus amigos a escolherem o carro perfeito e com economia!

Seja um Motorista
Compartilhe nas redes sociais:
Deixe um comentário