VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Motorista App

Carta de crédito contemplada veículo: como funciona?

A espera pelo sorteio de uma carta de crédito contemplada veículo parece ser uma excelente forma de tornar mais próximo o seu sonho de ter um carro próprio. 

Mas, como bem sabemos, essa espera pode ser muito inconveniente e acabar atrapalhando possíveis planos mais imediatos, não é mesmo?

Por conta disso, muitas pessoas recorrem à compra de uma carta de crédito, adquirindo-a de quem já foi sorteado ou fez o lance para ter direito ao recebimento do valor contratado. 

Para facilitar seu entendimento, preparamos um conteúdo completo desmistificando os segredos e detalhes das cartas de crédito. Ficou curioso(a)? Continue acompanhando e boa leitura!

O que é uma carta de crédito contemplada veículo?

Quando se faz um consórcio, todos os participantes têm o direito de integrar um sorteio mensal, em que o sorteado passa a ter acesso ao valor investido na carta de crédito contemplada veículo, conforme as regras do contrato firmado pela parte e pela empresa de consórcio. 

No entanto, embora essa seja uma forma bastante atraente de comprar um veículo, sabemos bem que por trás de toda grande vantagem pode se esconder algo que não seja tão vantajoso financeiramente. 

Mas afinal, como funciona uma carta de crédito?

Como ela funciona?

A carta de crédito contemplada veículo funciona da seguinte forma

Imagine que uma pessoa fez um consórcio de 50 parcelas de mil reais cada, que, ao fim, seria convertida, com as devidas correções, em um carro que era de seu interesse. 

Mês a mês, essa pessoa participa dos sorteios do consórcio e pode receber, assim, a contemplação de sua carta e ter acesso ao veículo, mantendo, até o final do contrato, o pagamento das parcelas restantes, conforme acordado. 

No entanto, ao invés de ela mesma ter acesso ao veículo, ela pode vender a carta de crédito contemplada veículo pelo valor que achar justo, repassando o compromisso de efetuar o pagamento a um terceiro – o comprador da carta, no caso. 

A venda pode se dar por diferentes razões, como necessidade de reaver os investimentos já realizados para fazer outros que julguem mais essenciais ou, até mesmo, por desistirem de adquirir aquele veículo em específico.

Há quem também faça esse tipo de negócio de forma profissional, o que não é, necessariamente, algo que seja escuso ou proibitivo. 

Como conseguir uma carta de crédito?

Muito bem, já sabemos o que é e como funciona uma carta de crédito, mas como conseguir uma?

Bom, seja através de anúncios, amigos ou mesmo no seu grupo de motoristas parceiros de apps, como a 99, é fácil encontrar quem ofereça carta de crédito contemplada veículo, visto que o consórcio ainda é uma das formas mais populares de aquisição de bens.

No entanto, vale sempre a dica: pesquise, pesquise e quando achar que suas pesquisas já levantaram dados suficientes, pesquise novamente. Afinal, é bom estar sempre preparado(a), concorda?

Verifique se você pode realmente confiar na pessoa que está oferecendo a carta de crédito contemplada veículo, se ela possui a documentação do consórcio e, ainda, se ela está realmente em dia com os pagamentos.

Caso você não se sinta seguro, sempre fale antes com um advogado da sua confiança. Essa é a melhor forma de comprar uma carta de crédito contemplada veículo, resguardando sua vida financeira de uma frustração ou de perdas significativas.

Ao decidir pela aquisição de uma carta de crédito contemplada veículo, busque por pessoas confiáveis e se mantenha sempre informado para evitar dores de cabeça.

Quais são as vantagens?

Ainda existem vantagens na aquisição de uma carta de crédito e,  sem dúvida, uma das principais é que você pode ter um acesso rápido e bastante simples a um bem de consumo com o valor elevado, como um carro.

E desvantagens?

Dentre as desvantagens temos de frisar a importância de sempre verificar antes todas as informações do vendedor, bem como da existência real da carta de crédito, que costuma ser muito suscetível a golpes. 

Quais são os riscos?

Podemos entender que o risco de comprar uma carta de crédito contemplada veículo é um pouco maior do que fazer uma compra de um bem já adquirido, sobretudo porque a concessão da carta em si depende de alguns pontos, como pagamentos e, ainda, se a empresa que a emitiu é realmente confiável. 

Recomenda-se sempre que a intermediação seja feita por um advogado de sua confiança, sobretudo porque esse tipo de negócio irá ocorrer entre duas pessoas físicas e, portanto, não haverá qualquer resguardo ou proteção para quem compra em relação ao Código de Defesa do Consumidor. 

Assim, para se proteger de eventuais golpes ou de pessoas mal intencionadas, é sempre importante que você intermedie toda a relação com uma procuração e um contrato de compra e de venda, que depois será apresentada à administradora do consórcio. 

É importante também que o pagamento, qualquer que seja ele, seja efetuado somente depois que a carta de crédito contemplada veículo já estiver em seu nome, o que pode ser feito de forma simultânea ao pagamento. 

Desse modo, você pode ter acesso ao bem que está adquirindo sem maiores embaraços ou problemas com golpistas, que podem vender a mesma carta de crédito contemplada veículo para várias pessoas. 

Agora que você sabe o que é, como funciona e entende quais são os riscos e as vantagens, pode adquirir uma carta de crédito contemplada veículo com maior segurança e tranquilidade, não é mesmo?

Deixe seu comentário e confira outros conteúdos completos como esse no nosso blog para ficar por dentro da Vida de Motorista. Te esperamos lá!

=)

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio