VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Já sou motorista

6 formas de aumentar seus ganhos enquanto trabalha como motorista

Trabalhar com transporte particular de passageiros vem se tornando uma alternativa bem legal pra quem quer melhorar a sua condição de vida. Mas você sabia que é possível faturar ainda mais alto oferecendo serviços e produtos além das corridas? Preparamos um artigo ensinando tudo o que você precisa saber pra aumentar seus ganhos como motorista.

Curioso pra descobrir como turbinar os seus resultados? Confira, a seguir!

Quais são as vantagens de trabalhar como motorista particular?

Você já trabalha como motorista de aplicativo ou está pesquisando pra descobrir se essa é a sua praia? Então precisa, antes de tudo, conhecer as vantagens desse trampo pra sua vida e assim aproveitar as dicas e aumentar os seus ganhos.

O transporte particular é a solução ideal tanto pra quem quer se dedicar exclusivamente à carreira de motorista quanto para os que desejam aproveitar o tempo livre e ganhar uma grana extra.

Separamos abaixo alguns dos muitos benefícios desse trabalho:

Ter grande flexibilidade de horário

Uma das maiores reclamações de quem trabalha batendo ponto é a falta de tempo pra conciliar a carreira, a família e a vida particular. Quem tem ou quer ter filhos, por exemplo, acaba acompanhando de longe o desenvolvimento dos pequenos por estar preso no escritório.

Motoristas de aplicativo são profissionais liberais e têm a rara oportunidade de organizar os seus horários e aproveitar o melhor de cada mundo: corridas, tempo com a família e a realização das tarefas (ir ao médico, fazer as compras).

Além disso, você não precisa perder oportunidades se tiver que deixar de trabalhar um dia, por conta de alguma emergência. É possível mudar os horários e compensar no futuro, sem causar impactos na renda final.

E se você bater a sua meta mensal antes do prazo, pode aproveitar o resto do tempo descansando ou na rua, ganhando ainda mais grana.

Garantir serviço constante

Já reparou como sempre tem gente na rua, independentemente do horário? Estão indo para o trabalho, levando os filhos no colégio, cumprindo compromissos, participando de uma festa ou happy hour, entre muitas outras possibilidades. É lógico que existem certos momentos de pico, quando o movimento bomba, mas se você observar, tem sempre alguém a caminho de algum lugar.

Fique esperto e atento! Se está começando no trabalho, converse com outros motoristas e pegue dicas com amigos e passageiros. Ouvidos atentos pra ouvir coisas como: “Aqui é tão difícil conseguir um carro rapidamente”, “Que milagre ter um motorista por perto!” e outras frases que indiquem clientela carente de serviço.

Então, se você está preocupado com falta de corridas, fique sossegado! Ao escolher aplicativos populares e que ofereçam serviço a preço justo aos clientes, encontrar passageiros não será um problema, nos mais diferentes locais, dias e horas. Basta ficar atento à demanda e se organizar pra estar por perto.

Conquistar a independência financeira

Independência é uma palavra maravilhosa. Significa poder, você mesmo, ser o responsável pelas decisões e atender às vontades e deveres, sem ter que depender de um “ok” final de uma pessoa por conta do investimento ou da grana.

Só que, dependendo do seu momento de vida, pode ser mais difícil conquistar essa tão sonhada autonomia. Às vezes, passamos por períodos difíceis, seja por conta de uma demissão ou da escassez de oportunidades pra sua área e/ou experiência.

Ser um motorista particular de aplicativo permite que você tenha uma renda própria e consiga, assim, sustentar-se. Assim, você espanta pra longe os fantasmas da tristeza e da depressão, sentindo-se capaz de alcançar tudo o que deseja e sonha pro seu futuro!

Ser o seu próprio patrão

Nada contra a figura de um chefe. Muitos, inclusive, são pessoas que nos ensinam a melhorar e a ampliar nossas perspectivas no trabalho. Só que ser o seu próprio patrão, ter um negócio próprio significa não precisar mais dar satisfações constantes ou comprovar os seus esforços para uma terceira pessoa.

É lógico que ser autônomo também é sinal de mais responsabilidade e organização financeira. Mas o grande beneficiário dos resultados será você mesmo. Um incentivo e tanto, certo?

Conciliar o trabalho como motorista com outras atividades

Alguns empregos e carreiras trazem consigo horários diferenciados e “horas mortas”, ou seja, tempo livre sem pagamento. O mesmo acontece com quem está estudando, fora do período da faculdade. O que ambos têm em comum é a possibilidade de ganhar dinheiro quando não estão trabalhando ou no curso/faculdade.

Motoristas particulares, como já dissemos, têm grande flexibilidade pra compor um horário de trabalho sem interferência nas atividades atuais. Além disso, como não existem prazos de longo prazo, fica mais fácil lidar com situações extraordinárias (doenças, problemas) e épocas em que o tempo fica escasso (semana de provas, maior demanda na outra carreira).

Quais são as opções em que o motorista pode investir?

Agora que você já percebeu como investir no ramo do transporte particular — pra complementar a renda ou de forma integral — pode ser muito vantajoso, é chegada a hora de entender como é possível conciliar outras atividades dentro do carro e aumentar seus ganhos como motorista.

Listamos a seguir algumas das principais possibilidades:

1. Vender produtos de beleza para os passageiros

Algumas empresas do ramo de cosmética, moda e utilidades domésticas criaram um formato bastante interessante de oferecer os seus produtos: catálogos impressos sazonais. Esses materiais são distribuídos na rede de revendedores, que podem mostrá-los aos clientes dentro de um prazo, pra que façam os pedidos dos produtos. O vendedor faz os pedidos numa central de atendimento (via internet) e aguarda o recebimento pra entregar aos clientes que, na maioria das vezes, paga quando recebe a mercadoria.

Gostou dessa ideia? O processo de recrutamento costuma ser simples e você só precisa encontrar as melhores soluções para o seu tipo de cliente. Coloque alguns destes catálogos à disposição durante as corridas e organize um formato em que os pedidos sejam feitos, como uma lista impressa na qual eles deixam o código do produto e as informações de contato.

Pra não deixar tudo espalhado, invista naquelas capas feitas pra encaixar no banco do motorista ou do carona, cheias de compartimentos, a fim de deixar tudo guardado e arrumado, perfeito pro cliente.

Vale a pena lembrar que tudo o que for pedido pra empresa deverá ser pago (quer você tenha recebido ou não do comprador). O revendedor não pode fazer devoluções por falta de pagamento.

Para evitar estresses — afinal, o objetivo é turbinar a renda sem dores de cabeça ou preocupações extras — uma solução possível é oferecer os catálogos apenas pros passageiros regulares, com quem já exista um relacionamento de segurança.

Além disso, você também pode conquistar clientes nos locais onde costuma esperar a próxima corrida ou onde se alimenta.

2. Divulgar festas e eventos trabalhando como promoter

Quando você define uma área e um horário pra atuar, normalmente percebe como atende perfis específicos de clientes, que buscam formas específicas pra se divertir. Que tal aproveitar uma corrida e promover eventos?

Você pode fazer uma parceria com os organizadores e combinar com eles ganhar porcentagem sobre cada ingresso vendido, ou mesmo se oferecer (junto a um grupo de motoristas) como a solução de transporte local da festa.

Outras formas de fazer promoção de eventos é oferecendo espaço no seu automóvel pra colocação de adesivos ou panfletos no carro. Mas, fica a dica: cuidado pra não deixar o seu carro com um visual poluído, afastar clientes ou receber avaliações negativas.

3. Distribuir panfletos de outros empreendimentos

Outra forma de aproveitar o espaço no interior do carro pra aumentar os ganhos como motorista é por meio da distribuição de propaganda de empresas e empreendimentos parceiros. Se você costuma rodar na hora do almoço, selecione bons bares e restaurantes na área. Muitas pessoas acabam caindo na rotina e uma indicação de algo diferente ou novo pode ser uma sugestão muito bem-vinda pra aproveitar o tempo de descanso.

Mas você não precisa ficar restrito às opções de alimentação. Dependendo do comércio e dos passageiros, é possível fazer uma seleção variada com o objetivo de atender aos mais diversos gostos e necessidades: serviços de massagem, academias, aulas, serviços como limpeza, elétrica e hidráulica.

Se você costuma variar as horas de trabalho ou roda em diferentes bairros, pode ser interessante atualizar os panfletos de acordo com a área. Afinal, solução boa é aquela que faz sentido e facilita a vida.

4. Fazer parceria com indicação de vans e fretados para viagens longas

Uma pessoa que usa o serviço de transporte particular geralmente não tem um carro, recorrendo aos aplicativos pra se locomover de forma rápida e segura. Mas existem situações especiais em que é preciso ter um veículo maior ou onde seja possível transportar volumes maiores.

Pra essas horas, é uma vantagem ter uma pessoa de confiança (você, o motorista) com a indicação de alguém conhecido pra resolver o problema.

Quem vai receber a família de longe, por exemplo, pode precisar de uma van pra fazer o traslado entre o hotel e o aeroporto, além de um motorista com um veículo grande pra circular com as pessoas enquanto estiverem na cidade.

Outra situação que deixa muitas pessoas perdidas é quando precisam de um frete pra fazer uma pequena mudança ou transportar algum móvel de grandes dimensões (mesa, sofá, cama).

Então, se você quer aumentar seus ganhos como motorista, faça parcerias com empresas e profissionais que trabalhem com fretes, vans e carros maiores. Crie um grupo de contatos e trocas de informações. Você pode trabalhar com um sistema de comissões em cima de cada negócio fechado.

Assim, todos os participantes garantem mais oportunidades de trabalho e você pode oferecer indicações de serviços de qualidade de outros colegas — coisas que você não tem como oferecer —, mantendo o foco no atendimento excelente aos clientes.

5. Oferecer corridas turísticas

Você trabalha em alguma cidade com atrativos turísticos? Por que não aproveitar o seu horário de trabalho e oferecer um serviço extra e bem diferente? As corridas turísticas podem ser uma excelente alternativa de aumentar seus ganhos como motorista de aplicativo. Além disso, você abre novas perspectivas de trabalho em dias de menor movimento.

Você pode criar rotas programadas passando pelos principais espaços, perfeito pra facilitar a vida de quem não sabe nada sobre o lugar onde está. Esse city tour pode ser personalizado a partir dos interesses de cada passageiro. Outro tipo de corrida turística é oferecer os seus serviços por um período fixo, ficando à disposição do cliente e pronto pra visitar os locais que ele deseje.

Em ambos os casos, é fundamental lembrar que esse serviço precisa ser agendado com antecedência no aplicativo. Você precisa organizar a agenda e não deixar nenhuma pendência ou outro cliente na mão. Além disso, dependendo do local ou corrida, existem horários de funcionamento que precisam ser pesquisados, além de custos extras de entrada ou estacionamento.

6. Serviços de transporte para pets

Os bichinhos de estimação ocupam cada vez mais o coração e a vida das pessoas. Mas, às vezes, é uma tarefa difícil encontrar alguém pra fazer o transporte dos amigos de quatro patas, seja pra levar no veterinário ou acompanhar os donos em uma viagem.

Oferecer os seus serviços de transporte pode ser uma ótima alternativa para os clientes. E a estrutura de funcionamento é bem mais simples do que você imagina. Existem capas protetoras impermeáveis para o banco, fáceis de colocar (laváveis na máquina) e uma guia que funciona como cinto de segurança, pronta pra encaixar na fivela do automóvel. Você só precisa ter certeza de que o bichinho esteja usando uma coleira peitoral apropriada, evitando machucados em caso de acidentes ou freadas bruscas.

Quer garantir uma higienização completa? Use uma escovinha removedora de pêlos ou passe o aspirador de pó antes da próxima corrida.

Mas não esqueça de informar que essas corridas precisam ser agendadas com antecedência, assim você prepara o veículo para receber o pet com conforto e segurança.

É possível conciliar o trabalho com outras formas de renda extra?

A partir do que vimos até aqui, dá pra perceber que é possível incluir outras atividades e aumentar seus ganhos como motorista. Você precisa apenas se organizar pra não deixar nenhum furo com os clientes ou com os seus parceiros. O que escolher fica a seu critério e o tipo de público que você atende.

Uma coisa bastante importante que você deve ter em mente: uma atividade não deve competir diretamente com a outra, ou você corre o risco de não fazer nada direito. É preciso se organizar pra que não haja interferência no atendimento ao cliente, pois a sua reputação no aplicativo é super importante!

Evite, por exemplo, tentar resolver situações de outras atividades durante uma corrida. Não receba ou faça ligações. Se estiver parado no trânsito, nada de tentar resolver o problema da faculdade por telefone ou e-mail.

Fica a pergunta: o que fazer e como agir pra aproveitar aumentar seus ganhos como motorista? Siga as dicas abaixo!

Organizar as atividades

Cada investimento demanda uma quantidade de atenção e organização pra funcionar. Quem pretende oferecer produtos como cosméticos ou perfume, por exemplo, precisa estar atento aos prazos de envio dos pedidos e ter o contato de cada cliente pra efetuar a entrega e pagamento.

Se o seu objetivo é oferecer passeios turísticos, ótimo! Não deixe de pensar em quanto tempo, quais as distâncias percorridas pra cobrar o valor correto e ficar dentro da sua meta para o dia, semana ou mês.

Nunca trabalhou com vendas? Não tem problema! Existem muitos livros e blogs recheados de dicas pra conquistar clientes e aprender como oferecer produtos e marcas sem ficar chato.

Não perca de vista qual a sua atividade principal: o transporte seguro e de qualidade dos passageiros.

Ter muita motivação

Já que você está adicionando um trampo extra, procure algo que você curta, de uma marca que você conheça e respeite. Estar feliz e confiante é fundamental para atrair clientes e crescer no ramo das vendas.

Se você torce o nariz pra ideia de oferecer maquiagem por não usar esse tipo de produto, melhor nem tentar. O mesmo pra vendas de ingressos ou de serviços diferentes do padrão (corridas noturnas ou longas).

As pessoas sacam de longe a sua motivação e fogem de vendedores falsos. Comprar é uma atividade prazerosa e a maioria curte falar sobre, pegar indicações, saber o que funciona e geralmente têm perguntas que fazem pra ajudar na hora da tomada de decisão.

Estabeleça metas e objetivos possíveis pra não ficar frustrado. É melhor ganhar confiança aos poucos, quando notar a melhoria dos resultados, do que desistir por nunca conseguir o que planejou pro período.

Ser persistente

Estabelecer a sua clientela dificilmente é uma tarefa fácil ou rápida. Demora um tempo até que você consiga estabelecer boas relações pra fechar vendas. É comum que as pessoas fiquem frustradas depois de pouco tempo tentando e desistam antes da proposta amadurecer.

O melhor é planejar cada passo. Vai trabalhar com vendas? Conheça o mercado, o tipo de cliente da marca. Estude como oferecer o produto ou serviço da forma mais natural e menos forçada. Faça alguns testes com pessoas da sua confiança e fique atento às críticas e ao retorno, corrigindo tudo o que for necessário (tom de voz, discurso de venda, forma de oferecer o produto).

Faça propagandas do que você oferece! Você pode fazer um cartão de visitas ou colocar anúncios em grupos nas redes sociais.

Investir em melhorias

Se você percebeu que as parcerias estão dando certo e notou uma melhoria nos ganhos, é hora de pensar em como melhorar ainda mais o que você oferece. Se o trabalho é com a revenda de cosméticos, aproveite pra fazer um curso ou assistir a vídeos informativos sobre novos produtos e tendências de mercado.

O trabalho com corridas turísticas rendeu bons resultados? Que tal aprender mais informações sobre as paradas no circuito e oferecer explicações durante o passeio?

Peça, aos clientes, avaliações com indicações de melhoria. Como essas corridas costumam ser mais longas, ter uma garrafinha de água pra oferecer pode ser um diferencial desejável, bem como um carregador ou power bank para recarregar o celular entre uma parada e outra. Quer mais uma dica interessante? Ter um pau de selfie pra emprestar ao turista solitário que deseja tirar boas fotos. São detalhes como esses que fazem toda a diferença!

Gostou da ideia de trabalhar como promoter? Maravilha! Procure saber quais os eventos mais badalados da cidade e mantenha a agenda atualizada, deixando os clientes sempre por dentro das novidades. Nada de informações defasadas!

Você também pode aproveitar a venda de ingressos como um gancho pra agendar corridas futuras. Ofereça os seus serviços de transporte até a festa. Dependendo da situação é possível, inclusive, marcar horário pra buscá-lo (ou ficar à disposição dele ou de outros clientes).

Conhecer cada cliente

Seja na hora de escolher o que oferecer ou para estabelecer contato, você precisa aprender a reconhecer o perfil do cliente pra definir como deve se comportar. Todos esperam de você uma atitude profissional, cordialidade e seriedade, mas cada um tem um jeito diferente de lidar com a pessoa com quem vai dividir um tempo dentro do carro.

Mesmo que seja alguém conhecido e você deseja mostrar alguns dos serviços extras que oferece, nada de ficar insistindo. Você pode deixar o material à disposição e dizer algo como: “O material que está aí é pra tornar a sua corrida mais agradável. Fique à vontade”.

A clientela também é um forte indicativo do tipo de parceria que você deve procurar. Se o seu público é composto por pessoas mais velhas, oferecer ingressos de uma balada de música eletrônica não é a melhor opção.

Mas nada de ficar tirando conclusões precipitadas sobre o cliente: mulheres não são necessariamente consumistas desenfreadas de produtos de beleza, homens não são todos apaixonados por carros ou esportes. Não tem certeza sobre as preferências do cliente? Ouça e preste atenção antes de falar qualquer coisa pra não criar um problema ou ofender o passageiro.

Agora que você já tem todas as informações, faça a sua pesquisa e planejamento pra investir com sabedoria. Dedique um tempo e estude as opções mais viáveis e interessantes, valorizando a sua capacidade e o seu estilo profissional, sem deixar de lado as necessidades e os desejos do passageiro.

Aproveitar as oportunidades e aumentar seus ganhos como motorista pode ser uma ótima forma de complementar a renda pra, finalmente, conseguir conquistar um sonho, seja tirar umas merecidas férias ou dar fim a uma dívida.

Ficou com alguma dúvida ou quer dividir conosco as suas experiências de parcerias e serviços especializados? Use a área de comentários! Estamos curiosos pra saber mais sobre você!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (0)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio