VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
VIDA DE MOTORISTA
Motorista App

PASSO A PASSO: COMO DIRIGIR CORRETAMENTE EM APP?

Alcançar uma remuneração maior é a meta de muitos brasileiros que são movidos pela necessidade de obter um ganho extra para equilibrar as contas do mês, realizar alguma meta pessoal ou até mesmo melhorar de vida.

Aliado a isso, alguns buscam uma atividade menos desgastante e rotineira, que possa garantir uma boa renda. Nesse sentido, descobrir como ser bom motorista é um caminho que pode abrir portas e ainda realizar todos esses desejos! 

Afinal, a profissão garante adicional financeiro diário e permite maior flexibilidade de horário.

Que tal seguir esse caminho? Para te ajudar, criamos um passo a passo com tudo o que você precisa para começar a trabalhar na área e enfim entender como ser um bom motorista e como dirigir corretamente em aplicativos de mobilidade.

Veja as dicas:

Comprar um veículo de qualidade

A primeira coisa que você precisa ter para trabalhar e entender como ser um bom motorista é um veículo, e claro, como dirigir corretamente.

Por isso, se estiver planejando comprar um carro, lembre-se de buscar um modelo visualmente agradável, que passe uma boa impressão para quem você for atender. 

Nesse caso, quanto mais novo o carro, melhor!

Além disso, avalie aspectos internos e externos do automóvel como potência, número de portas, itens de série e outros elementos que ofereçam um bônus na hora de transportar os clientes. 

O ar-condicionado, por exemplo, é essencial em cidades quentes e as travas elétricas facilitam o embarque e desembarque dos passageiros, tornando seus serviços mais acessíveis e qualificados, sendo reconhecido por saber como ser um bom motorista.

Regularizar a documentação

Entender como é ser um bom motorista, é compreender que será necessário mais do que agir de forma adequada no trânsito, mas também em relação a toda a documentação, ainda mais se você exerce atividade remunerada em apps de transporte.

É fundamental que o veículo esteja licenciado e com os documentos em dia, ou seja, dentro da validade. E fique atento: é preciso possuir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Não se engane! Saber como dirigir corretamente leva em consideração questões como documentação em ordem, uma vez que um bom motorista está sempre atento as datas de renovações, por exemplo. 

Além disso, de acordo com o serviço que você for prestar, é necessário se regularizar e atender às exigências da atividade.

Sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve ser ao menos da categoria B e trazer a observação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR).

Essa mensagem também vale para outras categorias da CNH. Nesse ponto, vale destacar que a Permissão Para Dirigir (PPD) não é equivalente.

Por fim, se for trabalhar com um aplicativo para motoristas, não deixe de conferir se há outros documentos e exigências nos apps que escolher, pois a documentação é um dos quesitos importantes para entender como ser um bom motorista.

Como ser um bom motorista particular ou de táxi

Cadastrar-se em aplicativos de motorista particular e de táxi é uma forma fácil e rápida de começar na área, e se você tem dúvidas de como dirigir corretamente em app de mobilidade, fique tranquilo, é só seguir as dicas. 

Esses aplicativos funcionam como intermediários entre passageiros e condutores, otimizando o processo de captação de clientes e da prestação do serviço de transporte.

Outra vantagem é que os apps contam com sistemas de avaliação, garantindo que somente bons motoristas e passageiros participem da plataforma.

O objetivo dessa medida é potencializar relações positivas e mais seguras.

Há ainda a garantia de maior flexibilidade para os motoristas, que podem trabalhar quando e onde quiserem, de acordo com suas próprias necessidades.

Depois de decidir em quais aplicativos você deseja se cadastrar, é imprescindível verificar as demandas de cada um.

Existem alguns que abrem espaço para veículos que não estejam registrados no nome do condutor, por exemplo, podendo ser vinculados a pessoas físicas ou jurídicas.

Por outro lado, pode ser exigido que a categoria do carro seja configurada como “particular” e que ele esteja bem-conservado.

Há ainda restrição de tempo, ou seja, podem não ser aceitos veículos fabricados antes de determinado ano. Se atente a esses detalhes pois é imprescindível para você que deseja saber como ser um bom motorista!

Fique atento também às requisições sobre a estrutura e as peças adicionais do automóvel.

Nesse sentido, os apps costumam pedir modelos com ar-condicionado, quatro portas e até mínimo de cinco lugares. 

Em alguns casos, certas categorias de veículos não são permitidas, como vans e caminhonetes. Tudo isso é decidido para assegurar a qualidade no atendimento aos passageiros e condutores.

Sendo assim, vemos que tanto apps para carros particulares quanto para táxis apresentam vantagens.

Enquanto os de táxi integram os profissionais e facilitam a busca por passageiros, os de motoristas permitem que pessoas comuns também participem desse mercado.

Contratar um seguro adequado

Aquele que deseja ser reconhecido como um bom motorista, deve sempre estar preparado para qualquer situação, inclusive as mais desagradáveis. Por isso, contar com um bom seguro é essencial.

Após comprar e regularizar o seu veículo, é importante contratar um bom seguro. Aliás, em alguns aplicativos para motoristas isso é uma exigência.

Dependendo do tipo de cobertura, você ficará protegido contra furtos, roubos e outros perigos nas ruas. Também há indenizações para passageiros que cobrem gastos com despesas médicas e casos de invalidez. 

Dessa forma, se ocorrer algum imprevisto, nem você e nem o cliente ficarão desamparados.

Ele também evita a interrupção das atividades caso algo aconteça com o carro, pois algumas seguradoras oferecem um veículo substituto para você usar até que o seu seja consertado.

Alugar um carro

Se você não tiver condições de comprar um automóvel, não se preocupe! Você também poderá trabalhar como motorista por meio do aluguel de um carro.

Inclusive, algumas plataformas são parceiras de locadoras, facilitando o processo de cadastramento e aluguel.

A única diferença é que você deverá arcar com o valor da locação diária ou mensal do veículo. Contudo, de acordo com os resultados do seu trabalho, ainda poderá sobrar aquela grana no final do mês. 

Para isso, é preciso planejar bem suas finanças e se organizar para alcançar um bom volume de trabalho.

Aprender técnicas de bom atendimento

É fundamental conhecer técnicas para entender como ser um bom motorista, oferecendo um bom atendimento para prestar seu serviço com qualidade, sendo você motorista particular ou taxista. 

Tratar a todos com cordialidade, respeito e bom humor é o mínimoOferecer água, doces ou outros itens que tornem a corrida mais agradável para o passageiro é sempre bem-vindo também!

Nunca descuide da higiene pessoal, da postura e da ergonomia ao dirigir. Fique atento também à limpeza e conservação do veículo. Evite fumar ou comer alimentos que possam deixar cheiro no estofamento do carro e desagradar os passageiros. 

E, em se tratando de lei, nunca é demais lembrar: bebidas alcoólicas durante o serviço jamais.

Essas são importantes atitudes para obter avaliações positivas, o que é imprescindível para garantir a permanência como motorista nessas plataformas.

Afinal, é por meio das estrelinhas que os apps fazem o controle de qualidade de todos que estão cadastrados.

Seguindo as dicas e etapas apresentadas aqui, você logo poderá começar a trabalhar como motorista e, além disso, destacar-se entre a concorrência.

Desse modo, conquistará cada vez mais passageiros e reconhecimento nas plataformas virtuais — e ainda ficará longe de problemas que possam desconectá-lo dos apps!

E então, pronto para dar o próximo passo? Agora que você já sabe como ser um bom motorista e como dirigir corretamente, baixe o aplicativo para motoristas e faça o cadastro para começar a trabalhar na área!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Vida de Motorista

Comentários (20)
* Nome é obrigatório
* E-mail deve ser válido
* Comentário não deve ser vazio
  • 7 dicas de como evitar situações de perigo nas ruas - Dicas para motoristas particulares e taxistas

    […] Trabalhar como taxista ou motorista de transporte particular é uma ótima opção nos dias de hoje. Você usa seu próprio carro, não precisa de grandes investimentos iniciais, faz seus horários e garante uma boa fonte de renda! […]

    Responder

  • Custo x benefício: veja aqui uma avaliação de melhores modelos de carros - Dicas para motoristas particulares e taxistas

    […] Se você é taxista ou presta serviços de transporte particular, sabe que escolher bem o carro é o primeiro passo para garantir o sucesso do seu trabalho. […]

    Responder

  • 7 dicas de gestão financeira pessoal - Dicas para motoristas particulares e taxistas

    […] que você possa aumentar a sua renda como taxista, que tal usar a tecnologia a seu favor? Você pode ser um motorista por aplicativo, por […]

    Responder

  • O que levar em consideração ao dar a nota do passageiro? - Dicas para motoristas particulares e taxistas

    […] preciso destacar que os usuários geralmente usam menos esses serviços do que quem é motorista, o qual pode fazer dezenas de transportes por dia. Consequentemente, passageiros são analisados […]

    Responder

  • Aplicativos para motoristas: 13 que não podem faltar no celular - Dicas para motoristas particulares e taxistas

    […] Ainda assim, muitas vezes alguns deles ficam sem saber quais são os principais aplicativos para motoristas (e, por consequência, sem os benefícios que eles podem […]

    Responder

  • O que um bom aplicativo de motorista particular deve oferecer? - Vida de Motorista

    […] fonte de renda. Cadastrar-se em aplicativos de mobilidade é a maneira mais prática para aprender como ser motorista e, assim, começar a faturar na […]

    Responder

  • 7 dicas práticas para aumentar a produtividade como motorista - Vida de Motorista

    […] trabalha como motorista sabe que é preciso administrar o seu tempo para fazer boas corridas e garantir uma graninha bacana, […]

    Responder

  • Como aumentar ganhos de renda extra como motorista? Descubra aqui - Vida de Motorista

    […] essas medidas simples, você vai se destacar entre os motoristas. Então, sua chance de sucesso em aumentar ganhos fica bem […]

    Responder

  • Economia compartilhada: como se beneficiar trabalhando nela? - Vida de Motorista

    […] Ao aderir a uma plataforma de transporte, o motorista consegue: […]

    Responder

  • 6 dicas de segurança no trânsito para evitar acidentes - Vida de Motorista

    […] você trabalha com aplicativos para motoristas, sabe bem o que é ficar o dia todo no trânsito. A tarefa está longe de ser uma das mais fáceis […]

    Responder

  • Quantos quilômetros dura um motor? Leia e entenda - Vida de Motorista

    […] Ser motorista é um trabalho que exige dedicação. É preciso ter cuidado no atendimento ao cliente, cuidado para dirigir com segurança e, claro, cuidado com seu instrumento de trabalho: o carro. […]

    Responder

  • Carro de motorista: conheça os pré-requisitos dos principais apps - Vida de Motorista

    […] quer saber mais como ser motorista de aplicativos e se tornar um grande profissional da área deve estar ligado em algumas das […]

    Responder

  • Jules Rafael Correa mota

    Como faço pra alugar um carro. Um número de telefone para esclarecer dúvidas ou endereço na cidade de Curitiba pois não consegui ainda efetuar o cadastro 41 997594349

    Responder

  • João Dinizeti de Oliveira

    Quero ser parceiro

    Responder

  • As 10 infrações de trânsito mais comuns e como evitá-las - Vida de Motorista

    […] você começa a trabalhar com aplicativos para motoristas, sua atenção e respeito às leis de trânsito precisam ser redobrados. Afinal, se esse é o seu […]

    Responder

  • Como trabalhar por conta própria sem perder a produtividade? - Vida de Motorista

    […] você ainda está aprendendo como ser motorista é porque já conhece as vantagens que a tecnologia pode trazer para quem quer trabalhar por conta […]

    Responder

  • 9 motivos para trabalhar em tempo integral como motorista particular - Vida de Motorista

    […] juntar-se a essas estatísticas, aqui vai uma pergunta: que tal transformar a renda extra — como ser motorista particular — em seu único trabalho de tempo integral? Existem vários bons motivos para dizer sim a essa […]

    Responder

  • Um comparativo entre as taxas de apps de motorista particular - Vida de Motorista

    […] mundo fala sobre a liberdade e a flexibilidade de ser motorista, mas hoje nós vamos mergulhar naquele assunto que realmente está na sua cabeça: o […]

    Responder

  • Atendimento ao cliente: 9 frases essenciais ao pegar um passageiro - Vida de Motorista

    […] está aprendendo como ser motorista precisa não apenas entender os aspectos técnicos do trabalho, mas também descobrir formas de […]

    Responder

  • Deyson Dantas marinho

    Muito bom trabalhar como motorista de app

    Responder